11 de janeiro | 2009

Saúde anuncia 2.ª UBS atendendo até 22 horas

Compartilhe:

 De acordo com a secretária municipal de Saúde, pedagoga Silvia Elisabeth Forti Storti(foto), a segunda Unidade Básica de Saúde (UBS) de Olímpia a atender até às 22 horas começa a funcionar a partir da segunda-feira da próxima semana, dia 12. A informação foi dada na quinta-feira desta semana, dia 8, durante entrevista que concedeu a uma emissora de rádio da cidade.

Essa Unidade Básica se junta à do Jardim Paulista, que já há algum tempo vem atendendo até as 22 horas. De acordo com Storti, além da ampliação do horário da São José, ambas já passam também a contar com atendimento na área de cardiologia.

“A partir de segunda-feira (12), a Unidade Básica da São José, vai passar a funcionar até 22 horas, inclusive, também já terá a médica cardiologista à disposição. Também a unidade do Campo Belo terá a cardiologista fazendo parte do quadro e funcionando até 22 horas. Nesse momento serão essas duas. A do Campo Belo já fica aberta e precisamos colocar mais funcionários e a da São José só funcionava o dia em que tinha um profissional médico, nós já vamos estender o horário até 22 horas colocando profissionais lá também”, informou.

Para diminuir as filas, segundo ela, é preciso colocar profissionais e aumentar o número de consultas à disposição. A informatização, por exemplo, que também pode ajudar a melhorar o atendimento, já está sendo trabalhada.
“Se o paciente já passou numa Unidade Básica e precisa ser encaminhada a uma consulta na especialidade, ele já sai da unidade com a consulta (especialidade) agendada. Ele não precisará ir ao Centro de Saúde ou ARE, para marcar. Já sai com a data dessa consulta agendada”, avisa.

Esse sistema já está sendo estudado através de modelos de várias cidades e no momento vê qual seria o melhor para implantar em Olímpia. “Gostaríamos de nos 100 primeiros dias já estar com as unidades informatizadas. Se isso não for possível, acontecer até no 1.º semestre (final)”.

Além disso, explica a secretária, que já estuda o agendamento de consultas em todas as Unidades Básicas de Saúde através de telefone. Por outro lado, já verifica a formatação que será utilizada para a implantação do Programa Saúde da Família.

Já sobre a UBS Dr. Humberto Mendes de Carvalho, afirmou que a reforma será concluída, mas que depende de aprovação do Conselho Municipal de Saúde, de uma proposta de anexo ao Plano Municipal de Saúde para o ano de 2009.  No entanto, não antecipou o que funcionará no local.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas