18 de janeiro | 2023

Saúde amplia vacinação contra meningite em Olímpia

Compartilhe:

Público-alvo da vacinação contra meningite meningocócica C foi ampliado em todo o estado de São Paulo.

Até o dia 28 de fevereiro, as secretarias de Saúde de todo o Estado vão ampliar o público-alvo da vacinação contra meningite meningocócica C. Podem receber o imunizante adolescentes de 15 a 19 anos. A aplicação será feita em pessoas dessa faixa etária não vacinadas anteriormente, seguindo a disponibilidade do estoque.

Em Olímpia, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). O horário da vacinação é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

No calendário de rotina, a vacina meningocócica C é administrada para crianças de até dez anos de idade e trabalhadores da saúde. Para adolescentes de 11 a 14 anos, está incluída também a vacina ACWY, que protege contra quatro tipos de meningite.

O imunizante contra a doença é importante no combate à ocorrência de surtos, hospitalizações, sequelas e óbitos. Apesar da faixa etária em maior risco de adoecimento ser crianças menores de um ano de idade, adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela circulação da doença na comunidade, em decorrência de elevadas taxas de estado de portador do meningococo em nasofaringe.

Desde 2010, a vacina Meningocócica C foi implantada no Calendário Nacional de Vacinação a crianças menores de cinco anos.

A secretaria de Saúde de Olímpia expediu comunicado na quarta-feira, 18, informando a disponibilidade da vacina contra a meningite Meningocócica C para adolescentes de 15 a 19 anos que não se imunizaram na idade recomendada.

No comunicado afirma, entre outras coisas que a vacinação segue até o dia 28 de fevereiro ou enquanto houver doses, em todas as Unidades de Saúde, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas