24 de fevereiro | 2024

Santa Casa admite aumento de casos de dengue, mas descarta epidemia

Compartilhe:

SAÚDE EM ALERTA!
Santa Casa de Olímpia detalha protocolos contra COVID-19 e dengue em meio a preocupações de surto. Sob controle, mas em vigilância: hospital gerencia casos sem necessidade de transferências por COVID-19.

 

Em entrevista concedida na terça-feira, 20, Luiz Alberto Zaccarelli, provedor da Santa Casa de Olímpia, esclareceu as medidas adotadas pelo hospital para lidar com pacientes suspeitos de Covid-19 e dengue. Segundo ele, o hospital segue “protocolos específicos para as doenças, baseados exclusivamente nos emitidos pelo Ministério da Saúde”.

A instituição tem registrado um “relativo aumento” nas internações por dengue, mas a situação ainda não é considerada “exorbitante”, e o hospital consegue suprir as necessidades e internações dos pacientes.

Zaccarelli enfatiza que, apesar do aumento nos casos, ainda não se caracteriza uma epidemia de dengue, classificando a situação atual mais como um surto.

O hospital não teve necessidade de transferências por Covid-19, mas registrou três casos de transferência por dengue, onde um dos pacientes já apresentava outras complicações que demandariam transferência independentemente da dengue.

O provedor da Santa Casa disse na terça-feira que não possuía pacientes internados com Covid-19. Para o manejo dessas infecções, a instituição dispõe de quartos privativos destinados a pacientes que necessitam de isolamento.

“Além disso, são fornecidos equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas, capotes e óculos, tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes, garantindo a segurança e prevenindo a transmissão de infecções”, explicou.

Em relação à Covid-19, Zaccarelli observa um aumento nos casos positivos, mas acredita que a vacinação contribuiu para a redução da gravidade das infecções, refletida no baixo número de internações.

Ele assegura, no entanto, que o hospital está “muito bem preparado” para um possível aumento significativo de casos, dispondo de toda a estrutura necessária, incluindo equipamentos e equipe multiprofissional, mantidos desde o auge da pandemia.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas