20 de agosto | 2018

Reisado Sergipano do Guarujá tem apenas o Fefol para dançar

Compartilhe:

Embora poucos grupos acabem confirmando o que praticamente todos já sabem, ou seja, que o Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia significa a sobrevivência cultural de cada um, a Associação Folclórica Reisado Sergipano, que mostra o Bumba Meu Boi, do Guarujá, no Estado de São Paulo, tem apenas os festivais olimpienses para dançar e mostrar a sua cultura, que teve origem no Estado de Sergipe.

“O festival é muito importante para o grupo. É onde nós mostramos o nosso talento para que todos possam ver”, afirmou Rute Sulamita Caetano de Matos (foto), representante do grupo, durante entrevista que concedeu ao programa Cidade em Destaque, que é apresentado diariamente pelo jornalista José Antônio Arantes, na rádio Cidade FM.

A Associação Folclórica Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi, de Guarujá, é uma tradição que vem de família, contou Rute Sulamita: “Surgiu do meu avô, Júlio Matos, e vem de família eu sou neta dele. No reisado a gente tenta puxar mais para o lado do Nordeste. Tem a baiana, a cigana, o boi e o palhaço. São várias modas e nós sapateamos nas danças”.

“Eu puxo um cordão. Uso vestido, conga e meia. São dois cordões, um vermelho e outro verde. Um compete com o outro no bailado”, disse, mas acrescentou: “as cores representam o estado do Sergipe”, terra onde nasceu seu avô. “Vem de lá. O grupo existe há 40 anos e eu comecei com oitos anos de idade”.

“É uma cultura que nós demos a nossa cidade e a todos. Sambando é uma coisa que faz a gente feliz e alegra o povo também”, finalizou fazendo uma explicação sobre o folguedo.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas