22 de fevereiro | 2015

Registros de tráfico de drogas crescem quase 48% em 2014

Compartilhe:

De acordo com a estatística oficial que foi divulgada recentemente no site da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Estado do Governo de São Paulo, a quantidade de ocorrências policiais registradas durante o ano de 2014 cresceram aproximadamente 48% quando comparadas com a situação verificada no a­no anterior.

Foram registradas 124 ocorrências do gênero no ano passado, uma a cada 70 horas em média, contra 84 em 2013, o que em média gerava um caso a cada 104 horas, ou seja, um espaço de quatro dias aproximadamente.

Além disso, as estatísticas mostram uma redução nos casos de apreensão de entorpecentes, casos que envolvem geralmente pessoas com dependência química, ou seja, apenas os usuários. Em 2014 foram 12 casos do gênero contra 17 em 2013. Mas esses totais incluem também as poucas ocorrências de drogas localizadas sem haver alguma pessoa por perto.

Assim como no caso da dependência química ou, até mesmo em razão disso, essa tipificação de crime está abrangendo jovens na faixa etária agora até entre 11 e 27 anos, principalmente, que acabam se envolvendo com pequenos furtos.

Dentre esses jovens, há vários registros envolvendo mulheres, o que, num dos casos mais recentes, mostra que adolescentes femininas também acabam sendo envolvidas.

Esse, por exemplo, é o caso de LIC, de 18 anos de idade, que foi presa em flagrante pela Polícia Militar com 18 porções de cocaína que pesaram 16 gramas e a quantia de R$ 204,00 em dinheiro.

Outro fator que deve ser considerado em relação à prisão dessa jovem, é que o caso foi registrado nas proximidades da Rua São Paulo o que também dá conotação de que, por razões ainda sem explicações oficiais, os crimes de tráfico de entorpecentes, pelo menos em grande parte, estão migrando do Jardim Santa Ifigênia, na zona norte, para o Jardim São José, na zona sul da cidade, onde tem acontecido grande parte dos flagrantes nos últimos meses.

REPOSIÇÃO RÁPIDA

A Polícia Militar tem atuado no sentido de coibir o tráfico, mas quando um suspeito é retirado de circulação, logo em seguida aparece outra pessoa pelo menos envolvida com traficantes para substituir aquele que fora flagrado.

Recentemente os policiais militares conseguiram prender em flagrante um suspeito de ser o chefe do tráfico de drogas no Jardim São José.

Com ele havia 11 porções de maconha, duas pedras de cra­ck pesando 35 gramas, 10 pinos de cocaína e mais uma porção de cocaína pensando 15 gramas. Mas em outro caso, também recente, um suspeito de envol­vi­mento com o tráfico de entorpecentes, inclusive com uma balança de precisão escondida na cueca.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas