07 de junho | 2015
Reforma da prefeitura vai acabar com o mosaico português da Praça S. Benedito
A reforma que está planejada para a Praça São Benedito, localizada no bairro que tem o mesmo nome e é conhecido por Pito Acesso, na região central da cidade, vai acabar com o mosaico português existente no piso. Pelo menos é isso que indicam as informações divulgadas nesta semana em relação à assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Eugênio José Zuliani.
A ordem de serviço foi assinada na tarde do dia 26 de maio, uma terça-feira, com a previsão de que as obras tenham início na segunda semana de junho.
A empresa vencedora foi a Novamar Construtora, do olimpiense Marcelo Alencar. Serão investidos na obra, que propõe um conceito moderno em praça, R$ 147.758,53. A obra tem prazo de execução de 240 dias, ou seja, em oito meses, mas de acordo com Alencar “pode ser feita em quatro meses”.
A revitalização daquela tradicional e histórica praça atende a uma reivindicação da vereadora Cristina Reale, moradora do bairro, que por sua vez atende pedido de moradores daquela localidade. “É a concretização de um sonho antigo daqueles moradores. Me sinto gratificada em poder contribuir para esta realização”, disse a vereadora.
Para o prefeito a obra se reveste de grande importância por se tratar da terceira mais importante praça de Olímpia. “É um bairro antigo, histórico, que merece toda nossa atenção”, frisou, lembrando que a obra será realizada com recursos próprios. “Quando a (vereadora) Cristina nos procurou com esta demanda, imediatamente fomos ao Bairro, nos reunimos com os moradores, ouvimos deles a prioridade e agora estamos cumprindo com o compromisso assumido”, relatou o prefeito.
ACABAR COM O PISO
De acordo com o diretor-administrativo da Novamar Construtora, Marcelo Alencar, é possível dar início à obra em 15 dias, e encurtar o prazo de conclusão em pelo menos quatro meses.
De acordo com ele, será trocado todo o piso, hoje em mosaico português, para o modelo intertravado, idêntico ao das Praças da Matriz de São João Batista e Rui Barbosa.
A parte ambiental terá tratamento especial, com grande espaço para área verde, que será maior que a atual, e a jardinagem ganhará dinâmica moderna, bem como a arborização.
DECEPAR ÁRVORES
Por outro lado, a obra não está descartando a erradicação de pelo menos algumas árvores. Pelo menos é essa a impressão que fica a partir das explicações de Camila Furquim, que é assessora setorial da Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Daemo Ambiental, dadas em fevereiro deste ano.
A possibilidade surgiu durante uma visita à praça para saber as reais necessidades e também sobre as árvores existentes. “Temos árvores que precisam ser cortadas, outras podadas, vamos fazer roçadas e retirada de galhos secos. Algumas árvores serão analisadas sobre a necessidade de erradicação”, contou Camila.
SITUAÇÃO ATUAL
A situação de abandono chega até aos locais na região central da cidade como, por exemplo, a Praça de São Benedito, no bairro que tem o mesmo nome, mas é conhecido popularmente por Pito Aceso. Sempre reclamada por moradores das proximidades, trata-se de uma situação que já pode ser considerada um recorde em questão de abandono.
Os moradores, embora prefiram não serem identificados, já afirmam que “pode-se dizer que o quê era uma praça no passado, hoje é um terreno baldio com uma igreja no centro”.
É lastimável ao estremo as condições que a praça foi encontrada pela reportagem. Se era uma das praças mais bonitas da cidade, hoje tem bancos quebrados por todos os lados. O piso composto por pedras está soltos por todas as partes. Os arbustos, árvores e o mato estão altos por todos os cantos.
Pode-se até afirmar que, até mesmo em razão da pouca iluminação, que o local seja utilizado para uso e vendas de drogas, pois o mato alto é um facilitador para esconderijo, principalmente durante a noite.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!