26 de junho | 2008

Rede municipal de ensino obtém nota 5,2 na “Prova Brasil” do Ideb

Compartilhe:

As escolas da rede municipal de Olímpia obtiveram média 5,2 na chamada “Prova Brasil”, preparada pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), sob orientação do Ministério da Educação (MEC). A informação foi passada na quinta-feira, dia 26, pela secretária municipal de Educação, professora Maria Tereza Diniz Sachetim Barboza.

De acordo com a secretária a média saltou de 4,7 na avaliação de 2005, para a média altual de 5,2. “Considero uma avaliação muito positiva das ações implementadas na rede para que os alunos pudessem melhorar”, avaliou.

A média estadual, segundo informou, evoluiu de 4,5 em 2005 para 4,7 em 2007. Já a média nacional que era de 3,8 em 2005, passou para 4,2 em 2007. “Veja que estamos superando o estado. Estamos também indo além da média do Brasil. Isso é animador para a rede e também confirma o trabalho responsável que todos estão fazendo diante de nossos alunos”, comemora.

A projeção do Ideb para o Brasil é para 2021 atingir 6,0. “Nós estamos próximos dessa meta no ano de 2007. Temos escolas com várias médias observadas nesta avaliação, inclusive, que já atingiram a média 6,6”.

A secretária explica que a avaliação tem o intuito de subsidiar o sistema para que possam ser implementadas ações para superar as dificuldades dos alunos. A projeção para 2007, segundo ela, era para uma nota de 4,8. Para o ano de 2009 informa que a meta seria de 5,1 que também já foi superada no ano de 2007.

A secretária entende que já é resultado da implantação de período integral. “Beneficiou muito as crianças porque fazemos um trabalho muito integrado e interdisciplinar e com esse trabalho, as crianças podem afirmar todo o conteúdo que estão desenvolvendo, através das atividades do período complementar”, reforça.

A prova Brasil é aplicada a alunos de quarta e oitava série do ensino fundamental e terceiro ano do ensino médio, de acordo com a secretária, sempre nos anos impares, em língua portuguesa, oportunidade de avaliar as habilidades de leitura e escrita das crianças e, matemática na solução de problemas.

Há também a aplicação de um questionário sócio-econômico para que possam conhecer melhor os alunos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas