05 de abril | 2015

Rede de esgoto volta a entupir em rua do Jardim Tropical II

Compartilhe:

Embora desta feita não tenha invadido casas, a rede de esgoto voltou a entupir no início da tarde de quarta-feira, dia 1.º de abril, por volta das 12h30, na Rua Benjamin Constant, no Jardim Tropical II, na zona leste de Olímpia. O problema mais uma vez aconteceu em momento de chuva forte na cidade.

A lama que provavelmente sai de um loteamento novo na parte alta do bairro, mistura com a enxurrada, pode ter levado novamente ao entupimento da rede de esgoto.

“A rede entupiu novamente e acredito que só não retornou para dentro da minha casa, pois a chuva parou. Eles (Daemo) vieram e desentupiram novamente ontem (4.ª feira) à tarde, depois que a chuva parou”, relatou Paulo Sérgio Sadoco, um dos moradores da rua. “A situação se verificou no mesmo instante em que caia uma forte e rápida chuva”, acrescentou.

Sadoco reclama que os funcionários da Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Daemo Ambiental alegam que a culpa não é da autarquia. “O que eu acho uma vergonha é que eles se dizem isentos de culpa”, reforçou.

Entretanto, embora até se suspeite de que haja alguma coisa fora da normalidade, ou seja, que a água das enxurradas, coletada pelos bueiros, não seja direcionada para uma galeria pluvial, mas para a rede de esgoto, o fato é que o problema se repetiu na manhã desta quinta-feira, dia 2, por volta das 10 horas, mas o fato curioso que foi sem chuva. “Sem nada, entupiu novamente”, reclamou.

QUEM TEM CULPA DISSO?

Paulo Sérgio Sadoco enfatiza que não tem culpa pela situação. “A culpa é minha?”, questiona. “Eu pago as contas do Daemo em dia, por obrigação pelos serviços prestados por eles. Além disso, se eu não pagar eles vêm e cortam. No mínimo eles tinham que fazer uma manutenção preventiva. E agora, entupiu por quê? E no mesmo lugar”, reclama.

Sérgio Sadoco reafirma que a culpa não é dele e nem da chuva. “O Daemo tem sim culpa, pois eles são responsáveis pela rede de esgoto e se está entrando pelo loteamento como eles dizem e deve ser, são eles que deveriam tomar providencia para que não entre mais, pois como água de chuva vai parar na rede de esgoto”, volta a questionar.

De acordo com ele a empresa MDR Construtora que está fazendo a infraestrutura do loteamento também tem sua culpa. “Pois tinham que ter um método preventivo para que tais eventos não acontecessem. Até a Prefeitura eu acredito que tenha sua parcela de culpa, pois vai liberando loteamento a torto e direito e se esquece de fazer suas vistorias pra saber se estão fazendo tudo como se deve ser feito”, comentou.

Esse problema já aconteceu em outra ocasião, quando o esgoto invadiu a casa dele no dia 26 de fevereiro: “Nada foi resolvido até hoje. Estou indignado, pois cada órgão público, cada setor, tem seus interesses particulares. Mas no final das contas a corda estoura para o lado mais fraco e entre Prefeitura, Daemo, e eu, com certeza vão falar que a culpa pela rede publica de esgoto entupir é minha. E sei que além dos prejuízos materiais que tive, ainda vou ter que pagar pelo desen­tu­pi­men­to da rede”, finalizou.

OUTRO LADO

Em fevereiro, pela rede social Facebook, o diretor da Daemo Ambiental, Antônio Jorge Motta, jogou toda a culpa sobre a quantidade de chuva que caiu em um curto espaço de tempo e de lixo espalhado por locais impróprios.

“A chuva pesada contribui muito para tais ocorrências, espalhando lixo e carregando diversos materiais indesejáveis ao bom funcionamento do sistema hidráulico, causando esses transtornos impre­vi­síveis. Lamentamos o fato e já nos movimentamos, no sentido de sanar a infeliz ocorrência”.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas