12 de outubro | 2008

Rádios processadas mais cinco vezes em cinco dias

Compartilhe:

 

As duas emissoras de rádio do sistema AM de Olímpia, foram alvos de cinco representações eleitorais no prazo de cinco dias, mas todas relativas às programações entre os dias três e cinco de outubro. Foram duas da Coligação Renovação Já contra a rádio Menina AM e três da Coligação Integração contra rádio Difusora AM.

No entanto, nas decisões, pelo menos pelo que foi apurado até o final da tarde de ontem, a Difusora, que não foi condenada em nenhuma delas, estava levando vantagem sobre sua concorrente, a Menina, que já foi condenada em uma das representações.

Porém, se depender do parecer do promotor eleitoral, José Márcio Rossetto Leite, a rádio Menina AM pode ser condenada nos próximos dias em mais uma representação. Além de multa pecuniária quadruplicada, o promotor pede a interdição, novamente da emissora, só que desta feita, pelo prazo dobrado.

Embora o parecer tenha sido emitido esta sexta-feira, dia 10, a representação protocolada pela Renovação Já se refere à programação do dia três de outubro. Nesse dia, segundo a inicial, os locutores Silvio Roberto Bibi Mathias Netto, Márcio Matheus e Orlando Costa teriam empregados termos pejorativos ao se referirem ao candidato Eugênio José Zuliani.

"Dessa feita, ficou clara a intenção de, mediante programa de rádio, denegrir a imagem e difundir opinião contrária a candidato e coligação política", diz um trecho do parecer. Em outro trecho, acrescenta: "A requerida, portanto, deve receber punição pecuniária quadruplicada, eis que a multa anterior lhe imposta foi triplicada, ante a múltipla reincidência. A interdição da rádio também deve ocorrer, tal como na última condenação, agora por prazo dobrado".

Noutra representação, esta do dia quatro de outubro, do mesmo autor, a juíza eleitoral Adriane Bandeira Pereira suspendeu a programação da rádio Menina AM por 24 horas, fazendo a emissora ficar fora do ar entre às 17 horas do sábado, dia quatro, até às 17 horas do domingo, dia cinco.

Por outro lado, não teve refresco da Coligação Integração para com a Difusora AM. No dia quatro de outubro, por exemplo, foram duas representações, sendo uma delas já indeferida no mesmo dia.

Na outra, protocolada no dia sete, terça-feira desta semana, se refere a parte da programação da Difusora durante o domingo, dia cinco. Desta feita, embora ainda sem ter recebido sentença da juíza eleitoral, Adriane Bandeira Pereira, o parecer do Ministério Público Eleitoral, com data desta sexta-feira, dia 10, é pela improcedência da mesma.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas