14 de agosto | 2011

Quase 90% dos animais chegam com problemas

Compartilhe:
 
Justificando que ainda não tem muitas experiências com outras feiras que oferecem filhotes de cachorros, o veterinário Alexandre Guedes Fraga (foto) explica que é comum ocorrer problemas na que é realizada anualmente no Rio Preto Shopping, onde a secretária Miriam Amélia Gonçalves de Oliveira adquiriu um filhote de Chau Chau no mês passado.


Segundo ele, quase 90% dos filhotes oferecidos nessa feira comprados por olimpienses já vem problemas de saúde. “Todos os anos nós temos problemas. São tantos que quase 90% dos filhotes vêm doentes. Estão com gastroenterites, vômitos e diarreias, teve um ano que o cachorro vinha com convulsão e, nesse ano teve um caso aqui na clínica que o cachorro veio com cinomose, inclusive esse cachorrinho viveu 10 dias apenas e começou a ter convulsão e morreu”, disse.


Alexandre Guedes explica que a feira é composta por criadores que vem de Santa Catarina e do Paraná, então eles já vêm com a intenção exatamente de “desovar os filhotes que estão encalhados”. “Normalmente são filhotes que já têm problemas de crescimento”, reforçou.

Guedes conta que, no caso da raça Chau Chau, por exemplo, que só tem um tamanho, já teve informações de feirante que tentava enganar o comprador. “No ano passado veio um criador falando que era uma raça miniatura e, isso não existe. Na verdade era um filhote que estava tendo um problema de crescimento”, conta.

Os cães podem já vir com os mais diferentes tipos de problemas, mas o que agrava mais, segundo o veterinário, é o contágio, porque os cães ficam entre 10 e 15 dias em São José do Rio Preto, expostos a quantidade de pessoas que passeiam no shopping. “A criançada vai lá e pega em um, depois vai em outro estande e pega em outro. Então os próprios visitantes vão transmitindo as doenças de cachorro em cachorro”, explica.


Alexandre Guedes diz que a pessoa interessada em adquirir um cachorro pode até ir a uma feira para conhecer a raça e ver se é a que realmente gosta e pretende adquirir, mas depois deve se informar com seu veterinário.


Em Rio Preto, por exemplo, há o Rio Preto Canil Clube que pode indicar e tem revistas especializadas quais os canis que tenham mais tempo de existência e por isso, são mais conceituados. “É melhor do que comprar na feira”, observa. O problema, orienta também, “é que se você for na feira com criança, fica difícil você não sair de lá com um cachorro”.

Inicialmente é preciso saber se o cachorro já recebeu algumas vacinas. Também é necessário conhecer a idade correta e o tamanho que ficará, o que pode ser feito conhecendo o pai e a mãe.

“Então, se a pessoa quiser comprar um cachorro procure uma clínica veterinária, porque a gente tem condições de indicar um cachorro”, avisa.

No caso do Chau Chau, Guedes explica que não é uma raça indicada para crianças porque “são cachorros que em grande parte são bravos”.


ENTENDA A SINOMOSE

De acordo com Alexandre Guedes a sinomose é um vírus que pode ser combatido através da aplicação de vacinas. Mas isto somente dá o resultado desejado se esse cuidado for tomado antes do filhote contrair a doença. Depois não tem mais cura.

No entanto, dependendo do caso, é possível de fazer um controle do vírus. “O cachorro pode ter o vírus a vida inteira no corpo sem problema nenhum, mas não é o tratamento que leva a isso. Não tem como olhar para a cara do cachorro e dizer esse vai viver, esse não vai viver”, observa.


Mas as doenças mais comuns em filhotes são as viroses e diarreias, por causa da mudança de alimentação. No período do inverno, por causa da seca, começa a dar muitas gastroenterites hemorrágicas, diarreias até com sangue, de fácil tratamento de um ou dois dias de antibiótico.


Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas