03 de janeiro | 2012

Provedor ameaça suspender cirurgias eletivas por causa da falta de diretor clínico na Santa Casa

Compartilhe:


Através do Ato Administrativo número 12/2011, ou seja, o AI12 (Ato Institucional n,º 12), o provedor da Santa Casa de Olímpia, Mário Francisco Montini, está ameaçando suspender a realização de todas as cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que não são consideradas de urgência ou emergência, a partir do dia 10 de janeiro, terça-feira da próxima semana.

O motivo, segundo consta no documento datado do dia 26 de dezembro, mas tornado público através da imprensa local somente na segunda-feira desta semana, dia 2, é por causa da falta de um médico que assuma a direção clinica do hospital. A medida será confirmada, segundo o provedor, se o corpo clínico não indicar o nome de um dos médicos para ocupar o cargo.

A medida seria oficiada ao presidente da Comissão de Ética Médica do Hospital, cujo nome não está sendo divulgado, ao Conselho Regional de Medicina (CRM) Regional Barretos, ao Ministério Público do Estado de São Paulo através da Curadoria de Saúde, e ainda à Secretaria Municipal de Saúde de Olímpia.


“No caso de suspensão das cirurgias por ocorrência da hipótese consignada na cláusula primeira deste Ato, no prazo de 20 dias daquela data, serão suspensas todas as internações que não sejam de urgência e emergência, até outras determinações da Provedoria da Santa Casa”, diz um dos artigos do AI12 de Montini.

O provedor levou em consideração a renúncia da indicação ao cargo ainda em agosto, mas que não estava oficializada no CRM, do médico Gustavo Machado Mirandola, através de carta com data do dia 1.º de dezembro.

Ainda segundo o documento, o Ministério Público oficiou a direção do hospital que tomasse medidas no sentido da realização de eleição para preenchimento do cargo.

Consta que a eleição deve ocorrer por iniciativa do presidente da Comissão de Ética Médica do hospital sob pena de cancelamento do registro de entidade hospitalar, o que impedirá a realização de serviços médicos, cirurgias e internações. O prazo para a realização da escolha é o mês de fevereiro de 2012.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas