18 de julho | 2010

Prorrogação de intervenção não ajuda nova diretoria da Sta. Casa

Compartilhe:
Ao contrário do que fora anunciado como justificativa para prorrogar o período de intervenção na Santa Casa de Olímpia, pelo vice-prefeito, Luiz Gustavo Pimenta, a continuidade por mais 20 dias, da “medida de exceção”, conforme definido pela própria juíza da 2.ª vara local, Andréia Galhardo Palma, em sua sentença na negativa de liminar no mandado de segurança impetrado pela ex-provedora, Helena de Sousa Pereira, como instrumento excepcional, não surtiu efeitos favoráveis à nova diretoria da entidade.

Isso pelo menos é o que se pode depreender da explicação do comerciante Marcelo Elias Najem Galette, eleito novo provedor do hospital no dia 27 de maio, durante entrevista que concedeu cerca de oito dias após a posse, dando a entender que ainda não tinha perfeito conhecimento da verdadeira situação. “Nesse curto prazo ainda estamos na fase de levantar os problemas existentes”, afirmou.

A prorrogação determinada pelo prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho, manteve o vice-prefeito, Luiz Gustavo Pimenta, no comando da instituição por mais um período, conforme já havia até preconizado, logo após a eleição da nova diretoria do hospital. Na ocasião, como se recorda, Pimenta dizia que necessitava de pelo menos um prazo entre cinco e 10 dias para entregar a Santa
Casa à nova direção.

Pimenta justificava que esse novo período serviria para que houvesse um tempo adequado para que pudesse dar posse ao novo provedor, Marcelo Najem Galetti, uma vez que a intervenção encerrava, oficialmente, no sábado, dia 3. “Não seria justo entregar na mão dele num final de semana”, justificou.

Entretanto, mesmo assim, embora o prefeito optasse por prorrogar por mais 20 dias, a posse de Galetti aconteceu na noite de uma quinta-feira, véspera do feriado paulista do Dia do Soldado Constitucionalista, comemorado em 9 de julho.

Porém, durante sua fala à imprensa, Galette elogiou o trabalho realizado anteriormente por Helena Pereira, principalmente no que diz respeito ao atendimento de urgência e emergência implantado no hospital. “Hoje o hospital já tem um grande retorno para a população. Nosso espaço de pronto-atendimento, que foi construído no hospital, é de primeiro mundo”, disse.

“Pode ir (ver) em qualquer cidade que é (considerada) ponto turístico. Uma vez, no litoral, fui à Santa Casa e nem chega perto da nossa, que tem um pré-atendimento com monitores novos, equipe bem treinada e plantonistas de alta capacidade”, acrescentou.

POSSE
O comerciante assumiu o cargo por um período de dois anos, marcando o encerramento da intervenção decretada pelo prefeito Geninho, no início de março deste ano. A posse ocorreu na noite da quinta-feira, dia 8, nas dependências da entidade.

A diretoria encabeçada por Galette tem ainda a vice-provedora, Eudirce Bordon Benatti, esposa do presidente do Parque Aquático Thermas dos Laranjais, Benito Benatti, e ainda os nomes de Ceniro Stefanelli Neto e Odair José De Nadai, para primeiro e segundo tesoureiros, respectivamente.

Para primeiro e segundo secretários foram indicados os nomes de Silvio Roberto Pelegrini e Sônia Aparecida Najem Galette, respectivamente. O conselho fiscal deverá ser composto por Flávio Roberto Bachega, Ivo Gilmar Alves Garcia e José Antonio Mazer, como titulares e, como suplentes: Luis Alberto Pereira, Irineu Maricato e Manoel Henrique de Oliveira.

A mesa administrativa da Santa Casa agora terá à frente Edmilson Gotardi, Ligia Fernanda de Lima Velho, Marco Aurélio Pereira Storto, José Roberto Barossi, Alair Faria de Oliveira, Paulo Roberto Minari, Mário Francisco Montini, João Manoel do Espírito Santo, Eduardo Augusto Hial e Renata Rodrigues de Castro Zuliani

Por outro lado, apenas dois desses nomes são ex-integrantes da diretoria anterior à intervenção, que era comandada pela provedora Helena de Souza Pereira: João Manoel do Espírito Santo e Eudirce Bordon Benatti, esta que fez parte da junta de intervenção.

“MEDIDA DE EXCEÇÃO”
O encerramento do período de exceção, que durou quatro meses e quadro dias, se deu pelo decreto número 4.742, de 2 de julho, publicado na Imprensa Oficial do Município, no sábado, dia 3.

Como se sabe, o vice-prefeito, Luiz Gustavo Pimenta, assumiu como interventor no dia quatro de março de 2010, para cumprir algumas obrigações estabelecidas pelo Ministério Público de Olímpia, através do promotor dos Direitos Constitucionais do Cidadão, Gilberto Ramos de Oliveira Júnior.

Dentre as obrigações estavam acertar o problema do pagamento dos médicos que realizam os chamados plantões à distância e aumentar o número de leitos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas