04 de julho | 2023

Programação do 59º FEFOL é divulgada com cronograma das apresentações noturnas e atividades

Compartilhe:

Entre os dias 05 e 13 de agosto de 2023, a Estância Turística de Olímpia centraliza o encontro de expressões culturais de todo o Brasil, se materializando como a Capital Nacional do Folclore, com a realização do 59º Festival do Folclore. Com atrações culturais, atividades recreativas, danças, aprendizado, artesanato e muito mais, a programação é totalmente gratuita e acaba de ser divulgada pela Comissão Organizadora.

A Abertura Oficial, na noite de sábado, dia 05, que está sendo preparada pela secretaria de Educação, terá a participação de centenas de alunos da rede municipal de ensino, além de artistas e escolas convidadas, dando início aos nove dias de cores e ritmos vindos de todas as regiões brasileiras para se misturarem em Olímpia.

No decorrer das manhãs, atividades recreativas e culturais proporcionarão às crianças aprendizado, através de brincadeiras e apresentações. Este é o intuito da gincana de brincadeiras infantis e confecção de brinquedos, que remetem os alunos ao tempo dos pais e avós, buscando valorizar a importância da tradição em meio ao mundo tecnológico. Corrida do saco, cabo de guerra, bolinha de gude, amarelinha, bito e pião são algumas das brincadeiras propostas.

À tarde, o Mini Festival, que atrai escolas visitantes de outras cidades, promove a versão infantil da programação noturna, com as apresentações das escolas municipais e participação de escolas particulares, interpretando danças de todas as regiões brasileiras. A atividade é a culminância de todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo nas unidades, plantando a sementinha da preservação da cultura desde a infância e, assim, incentivar as crianças a conhecerem e valorizarem a importância do folclore, do festival e da tradição.

Pelas ruas, os grupos levarão sua cultura para além dos muros do Recinto do Folclore, alegrando o comércio, espaços públicos e atrativos da cidade, fazendo com que todos os cantos de Olímpia respirem cultura. O FEFOL é espaço também para estudo de professores e pesquisadores, com a promoção de seminário e simpósio que ajudam no entendimento do folclore e ajudam a preservar a cultura.

À noite, o encantamento ficará por conta das intervenções culturais em diversos espaços do Recinto, como a Passarela do Folclore e a novidade deste ano, que é o Espaço “Movimento e Tradição”, dentro do Pavilhão do Artesanato, que visam promover a integração dos grupos com o público que frequentam outros locais do Recinto do Folclore durante a festa.

É quando a noite chega também que a viagem pelo Brasil se torna mais emocionante, com o Palco Principal, onde o norte, o sul, o sudeste, nordeste e o centro-oeste mostrarão que diferenças de costumes e tradições é o que fazem o Brasil tão rico e único culturalmente. Assim, os mais de 40 grupos de todas as regiões brasileiras se dividirão em nove dias de festa, encantando e envolvendo o público.

Celebrações religiosas, apresentações de violeiros e o tradicional desfile de encerramento também fazem parte da programação. A entrada para todas as atividades é gratuita e a programação completa está disponível no site https://bit.ly/Programacao_FEFOL2023.

Para receber as mais de 160 mil pessoas esperadas durante o evento, a estrutura da festa contará ainda com barracas de alimentação, Pavilhão do Artesanato, parque de diversões, estacionamento e segurança.

O Festival do Folclore de Olímpia é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, com apoio do projeto do Governo do Estado – ProAC, via Grupo Tereos, da Associação Olímpia para Todos, apoio institucional da TV Tem e do Portal temmais.com e patrocínio de empresas olimpienses.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas