24 de fevereiro | 2024

Procura de testes e remédios da Covidengue tem aumentado nas farmácias

Compartilhe:

SAÚDE E PREVENÇÃO EM OLÍMPIA!
Aumento na procura de testes e medicamentos evidencia preocupações com saúde pública.Testes de covid chegaram a faltar nas farmácias.

 

Gabriela Zanini, representante da Drogaria Zanini em Olímpia, compartilha sua experiência frente ao aumento recente na demanda por testes rápidos de COVID-19 e dengue, além de discutir a procura por medicamentos para aliviar os sintomas dessas doenças.

Segundo Zanini, houve um aumento significativo, cerca de 60%, na busca por testes de COVID-19 nas últimas semanas, uma mudança substancial que até resultou em escassez temporária dos kits de teste na rede.

A farmacêutica observa que, além do COVID-19, há um interesse crescente pelos testes de dengue disponíveis nas farmácias, que são novidade no mercado. Ela menciona que, embora a procura por testes de dengue não seja tão alta quanto a do COVID-19, há uma presença constante de clientes buscando auxílio para sintomas relacionados à dengue.

DIPIRONA E PARACETAMOL

Quando questionada sobre os medicamentos de venda livre recomendados para tratar os sintomas de ambas as doenças, Zanini enfatiza a importância da dipirona ou paracetamol para aliviar dores e febres, evitando o risco associado ao uso de outros medicamentos.

Ela também sugere hidratação intensiva, utilizando soluções como Gatorade ou mesmo garapa, para manter os pacientes bem hidratados. Para os casos de Covid-19, a farmacêutica inclui recomendações como o uso de antialérgicos para aliviar a congestão e uma variedade de vitaminas para fortalecer o sistema imunológico.

VITAMINAS D, C E E

Zanini destaca a relevância da suplementação com vitaminas D, C e E, tanto para a prevenção quanto para a recuperação do COVID-19, notando que essas medidas podem ser igualmente benéficas para indivíduos enfrentando a dengue. Ela ressalta que, embora as vitaminas não interfiram diretamente na progressão da dengue, um sistema imunológico fortalecido pode mitigar a severidade dos sintomas.

A farmacêutica aconselha atenção aos sinais de alerta que podem indicar a necessidade de procurar ajuda médica, como a persistência de sintomas após o uso inicial de medicamentos recomendados. Ela também discute o papel crucial da prevenção, seja por meio da aplicação de repelentes para combater a dengue ou pela suplementação vitamínica para reforçar as defesas contra o COVID-19.

CARNAVAL CONTRIBUIU PARA O AUMENTO

Questionada sobre os possíveis fatores que contribuíram para o aumento dos casos, Zanini aponta para o Carnaval como um momento de maior risco devido às aglomerações, em contraste com o retorno às aulas, que, em sua opinião, não influenciou significativamente o número de casos entre as crianças. Ela enfatiza a importância de medidas preventivas, como o uso adequado de repelentes e a manutenção de uma rotina de suplementação vitamínica, para enfrentar esses desafios de saúde pública.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas