21 de fevereiro | 2016

Primo de Dedé Buzatto que também faz parte de seita é indiciado pela PF

Compartilhe:

O vereador de São Vicente de Minas, região sul daquele Estado, Miguel Donizete Buzatto (foto), que é primo do agricultor olimpiese José Donizete Buzatto, conhecido popularmente por Dedé Buzatto, foi indiciado pela Polícia Federal (PF), de Minas Gerais, por causa de seu também envolvimento com a seita Jesus A Verdade Que Marca, naquele estado.

O que está confirmado oficialmente é que a PF indiciou 43 pessoas ligadas à seita pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa, trabalho análogo à escravidão e ali­cia­mento de trabalhadores.

No entanto, não há confirmação oficial de que Dedé, que ajudou a fundar uma filial da seita no Parque Industrial, em São José do Rio Preto, em 1999, também esteja citado nesse indiciamento.

Seis anos depois de fundada, a seita decidiu fechar o templo naquela cidade, levando 64 fiéis em ônibus fretados para uma fazenda em São Vicente de Minas, onde desde 2009 Miguel é vereador.

Todos os seguidores foram obrigados a doar seus bens para a seita, já que a proposta era viver sob regime de igualdade absoluta.

Depois de doutrinadas nas fazendas, as pessoas trabalham em estabelecimentos comerciais do grupo, como churrascarias, lanchonetes, postos de combustível e lojas de peças automotivas. Essas pessoas são sempre vigiadas e dormem em alojamentos onde há rígida separação entre homens e mulheres.

No início, há dez anos, a comunidade da seita em Minas tinha 800 integrantes. Hoje, a PF estima 6 mil seguidores, alguns residentes na Bahia. Em agosto de 2015, seis pessoas, incluindo cinco líderes da seita, como o pastor Cícero Vicente de Araújo e, também Dedé Buzatto, foram presas na operação De Volta para Canaã, da PF.

A PF estima que nos últimos dez anos o patrimônio recebido em doação dos seguidores supere R$ 100 milhões. Dias após a operação ser deflagrada, a Justiça determinou o bloqueio de 39 propriedades e 100 veículos, incluindo automóveis de luxo, como, por exemplo, caminhonetes Hilux e carros Mercedes Benz.

O relatório da PF com os indiciamentos foi encaminhado ao Ministério Público Federal, a quem caberá decidir se denuncia o grupo à Justiça ou determina o arquivamento do inquérito.

OUTRO LADO

O jornal Diário da Região não localizou na quinta-feira, dia 18, Miguel Buzatto para comentar o indicia­mento – ele responde ao inquérito em liberdade. Foi deixado recado na Câmara de Vereadores de São Vicente de Minas, mas não houve retorno até o fechamento da edição.

Já segundo o jornal O Tempo, de Belo Horizonte, o relatório da PF, resultado da operação “De Volta para Canaã”, iniciada em 2011, foi encaminhado na terça-feira desta semana, dia 16, para o Ministério Público Federal em Belo Horizonte. Os promotores analisarão o caso e, posteriormente, a Justiça vai acatar ou não a denúncia.

Entre os 43 indiciados, seis são considerados os articuladores da seita: o pastor Cícero Vicente de Araújo, o missionário Adalberto Freitas, os vereadores Miguel Donizete Buzatto, de São Vicente de Minas, e Peterson Andrade Ferracciu, de Minduri, e os empresários Paulo Gabriel Júnior e Andreia Metran.
Segundo o delegado João Carlos Girotto, responsável pelo inquérito, eles foram denunciados nos quatro crimes citados no relatório e, se forem condenados, podem pegar a pena máxima, que somada é de 26 anos. 

“Os líderes da seita tiveram participação efetiva em todos os delitos. Os demais foram indiciados na medida de suas responsabilidades, a maioria é por lavagem de dinheiro. Essas pessoas emprestavam nomes para os dirigentes e corroboraram com os demais crimes”, disse.

Os seis principais encarregados de organizar a comunidade foram presos em agosto do ano passado e passaram cinco dias detidos no presídio de Três Corações, no Sul de Minas. No entanto, o prazo de prisão provisória venceu e eles acabaram soltos. 

“Naquele momento ainda não tínhamos concluído o inquérito e não havia elementos suficientes que comprovassem o crime. Agora a situação é outra. O MP vai analisar o caso e logo a Justiça deve tomar uma decisão”, explica o delegado.

PRISÃO EM AGOSTO DE 2015

O fazendeiro olimpiense Jo­sé Donizette Buzatto, cuja família tinha propriedade rural na região do distrito de Ribeiro dos Santos, na região norte do município de Olímpia, que tem envolvimento com a seita religiosa Jesus, a Verdade que Marca, foi preso temporariamente pela Polícia Federal de Varginha, Estado de Minas Gerais.

Uma das acusações é que ele, junto com a cúpula da seita religiosa, manteriam centenas de fiéis trabalhando em situação análoga à escravidão. Essas pessoas são inclusive proibidas de verem televisão e, até, que os casados durmam com a própria esposa. A determinação é que o sexo somente pode ser praticado com finalidade única da procriação. Consta que ele alugava sua fazenda ao grupo e prestava serviços agrícolas.

Na ocasião, além de Dedé Buzat­to, também foi preso o pastor Cícero Vicente Araújo, que é o líder espiritual da associação. Consta que ele tem domicílio eleitoral em São Vicente de Minas, mas não fica na cidade. É o primeiro na hierarquia do grupo. Outro levado pela PF foi Miguel Donizete Gonçalves, primo de Dedé Buzat­to, também um dos líderes da comunidade de São Vicente de Minas. Ele foi reeleito vereador na última eleição e é dono da rádio Rede FM, com sede em Minduri. Pagou R$ 40 mil por 50% da emissora. Todos ficaram presos por cinco dias e foram soltos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas