14 de agosto | 2023

Prefeitura calcula que mais de 160 mil passaram pelo recinto do 59º Festival do Folclore

Compartilhe:

Prefeito já anunciou que o 60º Fefol, no ano que vem, homenageará Olímpia.

Mais de 160 mil pessoas passaram pelo Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”, participando das diversas atividades de dia e à noite, entre 05 e 13 de agosto, durante os nove dias do 59º Festival do Folclore que terminou no último domingo, 13.

A programação do FEFOL foi além dos limites do Recinto, levando o folclore e a mistura da cultura brasileira também para as ruas, com as peregrinações, apresentações em espaços públicos e em todas as escolas municipais.

O movimento de todas as noites surpreendeu a Comissão Organizadora, com destaque para o sábado de abertura, dia 05, que registrou o maior público da história, em uma única noite. Foram quase 32 mil pessoas que lotaram as arquibancadas para prestigiar o espetáculo de abertura preparado pela rede municipal de Educação, seguido da passagem dos grupos pela arena e as apresentações no Palco Principal. Grande fluxo ainda pelos variados espaços do recinto de alimentação e entretenimento.

No decorrer da semana, a presença também foi maciça de famílias que aproveitaram os dias mais tranquilos para passear, com fluxo médio de 10 mil pessoas por noite. Durante o dia, as atividades da Educação também atraíram milhares de participantes, registrando mais de 9,3 mil pessoas, incluindo o Seminário de Estudos, Gincana de Brincadeiras e o Mini Festival, com apresentação dos alunos das escolas municipais.

O Novo Museu do Folclore, cujo prédio foi inaugurado na noite de abertura do FEFOL, também chamou a atenção e registrou cerca de 3 mil visitações no decorrer da semana.

Ao todo, cerca de 45 grupos folclóricos, parafolclóricos e balés folclóricos, de mais de 15 estados de todas as regiões passaram pelo palco da festa. A mistura de ritmos, de cores e, principalmente, de cultura, proporcionaram ao público uma verdadeira viagem pelo Brasil.

Neste ano, 10 participações foram inéditas, entre elas, o bloco carnavalesco Mocidade Independente da Zona Leste, do grupo especial de SP, que foi convidado a participar e trouxe seu samba-enredo deste ano, em homenagem a Olímpia e ao festival, para a passarela da cultura popular, encerrando a programação do 59º FEFOL, tanto no desfile como na última noite do palco.

O encerramento do festival foi também marcado pelo anúncio para a edição de 2024, que marcará 60 anos de história da festa. No palco, o prefeito Fernando Cunha fez uma breve saudação, falando da edição deste ano, que homenageou o Grupo Folclórico Parafusos, de Lagarto – Sergipe, e divulgando informações sobre o 60º Festival Nacional do Folclore.

“Daqui a um ano, estaremos aqui fazendo um festival melhor ainda porque ano que vem serão 60 anos do folclore, em Olímpia. Temos muito a comemorar e a agradecer a todos os olimpienses pelo FEFOL chegar onde chegou. Já anuncio que nossa festa será de 03 a 11 de agosto de 2024 e como o Professor José Sant’anna deixou registrado, celebraremos o Jubileu de Diamante, com o tema ‘Olímpia, o Solo Sagrado da Cultura Brasileira’”, adiantou o prefeito.

“Vamos comemorar os 60 anos homenageando a todos aqueles que são envolvidos no festival, muitos até não estão mais aqui presentes hoje, mas a grande maioria continua mantendo aceso o Festival do Folclore, por isso, vamos homenagear o ano que vem, nossa cidade, Olímpia. Então, se preparem que todos vocês serão homenageados para comemorar os 60 anos e até lá nós estamos juntos vivendo mais um grande festival”, declarou o prefeito Fernando Cunha no encerramento da edição.

No total, segundo balanço da Comissão, foram investidos cerca de R$ 2 milhões na realização da festa, entre recursos próprios da Prefeitura e captação por meio de patrocínio e incentivo de projetos culturais, via ProAC, do Governo do Estado, financiados por empresas privadas da cidade, parceiras do evento. A estimativa é que o 59º FEFOL tenha movimentado cerca de R$ 10 milhões na economia local.

O Festival do Folclore de Olímpia é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, com apoio do projeto do Governo do Estado – ProAC, via Grupo Tereos, da Associação Olímpia para Todos, apoio institucional da TV Tem e patrocínio de empresas olimpienses.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas