10 de dezembro | 2018

Prefeito reuniu com Ministro da Saúde para falar sobre os casos de meningite registrados na cidade

Compartilhe:

O prefeito Fernando Cunha esteve na quarta-feira, 05, em Brasília, para participar de uma reunião com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, quando relatou os dados relativos aos casos suspeitos de meningite ocorridos no município, principalmente aqueles que tiveram óbitos. A audiência foi intermedia­da e acompanhada pelo deputado federal Fausto Pinato (PP), com a intenção de auxiliar o município na solicitação de demandas da Saúde.

Durante o encontro, o prefeito discutiu com o ministro diversas pautas sobre a área, que é uma das mais importantes e delicadas da administração pública.

O prefeito relatou ao ministro os dados confirmados e as duas mortes suspeitas, solicitando apoio do Governo Federal nas ações de prevenção. Sobre o assunto, o ministro garantiu esforços federais voltados para o interior de São Paulo, recomendando que a Secretaria Nacional de Vigilância Epidemioló­gica passe a monitorar as notificações e combater o surgimento de novos casos.

Mesmo não caracterizando surto, uma vez que os casos não apresentam vínculo epidemiológico, “a medida de avaliação e intervenção se faz necessária devido ao alerta da doença não só em Olím­pia, mas também em outras cidades da região co­mo Mirassol, Urupês, São José do Rio Preto, Miran­dó­polis, Cajobi, Votupo­ranga, Araçatuba e Fer­nandópolis, possibilitando assim um controle mais amplo da doença.

Aproveitando a oportunidade, o prefeito entregou ainda ofícios solicitando gestão junto aos órgãos competentes para a liberação de recursos e de novos equipamentos para o município. Foram entregues pedidos de implantação de uma Academia da Saúde para estruturar as práticas integrativas de sa­úde da cidade; gestão junto ao departamento de Média e Alta Complexidade, Serviço de Atenção Do­miciliar, para o creden­ciamento do Programa Melhor em Casa, cujo objetivo é estruturar o modelo assistencial dos cuidados aos pacientes com necessidades de tratamento domiciliar; e liberação de incentivo financeiro para implantação de uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que presta serviços de saúde e acolhimento às pessoas com necessidades relacionadas a transtornos mentais e pessoas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas.

UTI DA SANTA CASA

Também foi solicitada a habilitação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família – NASF AB, que são e­quipes multiprofissionais que atuam de forma integrada às esquipes de Saúde da Família.

Além dos pedidos para a rede municipal, o prefeito interviu ainda pela Santa Casa de Misericórdia de Olímpia, relatando im­pas­ses em relação à reclas­sificação da UTI do hospital para Adulto Tipo II, que implicaria em um aumento significativo de repasse de recursos.

Todas as solicitações já haviam sido cadastradas e direcionadas pelo município aos departamentos competentes, sendo que algumas já foram até aprovadas e aguardam apenas liberação para o andamento. Segundo o prefeito, o ministro se comprometeu a auxiliar na gestão dos pedidos para beneficiar o município.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas