13 de junho | 2020

Prefeito de Barretos afirma que vai manter lojas abertas mesmo com o rebaixamento do governo

Compartilhe:

“Houve um “equívoco” nos dados reportados ao Comitê Estadual de Contingenciamento da Covid-19, que analisa os índices a cada 14 dias e qualifica a situação das cidades paulistas. Vamos comprovar que índices são favoráveis para comércio funcionar, com restrições”.


DA REDAÇÃO COM G1 RIBEIRÃO E FRANCA

Segundo o prefeito de Barretos, Guilherme Ávila (PSDB), declarou na quarta-feira, 10, para reportagem da EPTV Ribeirão e Franca, sua cidade vai manter o funcionamento do comércio, mesmo tendo sido rebaixada pelo governo estadual para a fase 1, a vermelha, do plano de retomada econômica.

Barretos é a sede da Diretoria Regional de Saúde (DRS 05) que engloba outros 17 municípios, entre eles os da microrregião de Olímpia e que foram reclassificadas para a fase 1, vermelha, que prevê a manutenção apenas dos serviços considerados essenciais, a partir de terça-feira, 16.

Em 1º de junho, os municípios da DRS 05 foram inseridos na fase 3, a amarela, que permitiu a reabertura do comércio, shoppings, bares, restaurantes, escritórios, salões de beleza, imobiliárias e concessionárias.

Em nota, o chefe do Executivo disse que recebeu com tranquilidade o anúncio da reclassificação pelo governador, mas que a cidade vai comprovar que os índices são favoráveis para manter o comércio funcionando, com restrições.

Segundo o prefeito, houve um “equívoco” nos dados reportados ao Comitê Estadual de Contingenciamento da Covid-19, que analisa os índices a cada 14 dias e qualifica a situação das cidades paulistas.

O boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira aponta que Barretos tem 385 casos de Covid-19 e chegou ao 15º óbito de paciente infectado. Em 1º de junho, a cidade somava 258 positivos e 10 mortes.

“Barretos está numa condição ainda privilegiada no que diz respeito a número de leitos, registros de novos casos confirmados e de novos óbitos. Com a correção dos números, e atualização dos índices, é que será decidido se adotaremos medidas ainda mais restritivas”, afirmou Ávila, em nota.

MUDANÇAS

No decreto municipal n° 10.574, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, o prefeito ajustou o funcionamento de parte dos estabelecimentos que já tinha permissão para abrir.

Bares, restaurantes e lanchonetes, por exemplo, devem continuar a seguir o distanciamento e a capacidade limitada a quatro pessoas por mesa, mas precisam fechar até a meia-noite e não podem ter música ao vivo, jogos ou telões com som alto.

As academias que, pelo Plano São Paulo só podem funcionar a partir da fase 4 (verde), também continuam abertas, mas a área de ocupação para cada cliente passou de 15 para 20 metros quadrados. Os alunos precisam agendar os horários e as escalas devem ser disponibilizadas pelo estabelecimento para conferência das autoridades sanitárias.

Nos supermercados, atacados, açougues, quitandas e demais estabelecimentos deste tipo, a mudança consiste na redução de dez para cinco pessoas por fila de caixa.

Segundo Ávila, novas medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus serão anunciadas pela Prefeitura na segunda-feira.

Cidades da regional de saúde de Barretos (DRS 5)

Altair, Barretos, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Embaúba, Guaíra, Guaraci, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Severínia, Taiaçu, Taiúva, Taquaral, Terra Roxa, Viradouro, Vista Alegre do Alto.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas