13 de abril | 2014

Prefeito dá 6,5% de reajuste e se livra da ameaça de greve

Compartilhe:

O prefeito Eugênio José Zuliani concedeu 6,5% de reajuste aos salários dos funcionários e servidores públicos e se livrou da ameaça de greve da categoria. O aumento foi decidido durante uma reunião com o prefeito realizada na Câmara Municipal, na manhã de sexta-feira, dia 11.

De acordo com declarações do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia Jesus Buzzo, (foto) (SSPMO), na tarde desta sexta-feira, não foi confirmada toda a pauta de negociação, mas antecipou alguns pontos considerados mais urgentes.

Segundo ele, o aumento de 6,5% representa a inflação de 5,9% mais 0,56%, ou seja, um pouco de ganho real, mas que na verdade representa parte da recuperação das perdas salariais anteriores.

O aumento, no caso dos aposentados, e, a diferença no caso dos funcionários da ativa, será pago na totalidade junto com o pagamento de abril.

“Principalmente a questão dos aposentados era a principal preocupação do sindicato e a gente conseguiu definir. Os aposentados não tinham recebido reajuste nenhum e corremos para sanar o problema deles”, comentou.

Outra situação que ficou acertada na mesma reunião foi a elaboração do plano de cargos e salários dos funcionários da Educação. Para tanto foi formada uma comissão envolvendo a Prefeitura Municipal, o sindicato e a Câmara, que tem prazo de 90 dias para esboçar um projeto e apresentar para a categoria.

Mas ainda ficaram pendentes alguns pontos importantes para os servidores, como, por exemplo, as reduções de jornadas: de 44 para 40 horas semanais para os funcionários do setor operacional; de 40 para 30 horas para monitores de creches; e de 40 para 30 horas para funcionários da Sucen e de enfermagem.

Por outro lado, Buzzo explica que uma das reivindicações dos funcionários da Educação, no caso um reajuste salarial separado do restante da categoria, não é possível de ser negociada. “Não tem como pleitear para uma classe apenas por causa da isonomia”.

Segundo ele, trata-se de uma situação imposta por lei que inviabiliza qualquer tipo de negociação. O reajuste acertado com o prefeito encerra a possibilidade, pelo menos por enquanto, da realização de uma greve.

Já o prefeito Eugênio José Zu­liani afirmou depois da reunião que o reajuste acertado com o sindicato, somados ao aumento por merecimento que beneficia aproximadamente 25% da categoria, representará um impacto de aproximadamente R$ 2 milhões com a folha de pagamentos.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas