18 de agosto | 2019

Prefeito aumenta mais ainda previsão superestimada de público do 55º Fefol

Compartilhe:

O prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, ao fazer seu discurso no domingo de encerramento do 55º Festival do Folclore de Olímpia, acabou aumentando mais ainda a já superestimada previsão de público feita no início das atividades do evento, que era de 130 mil passando para 140 mil o número de pessoas que frequentaram o Recinto do Folclore de 03 a 11 de agosto deste ano.

Cunha ainda destacou que no ano passado o Recinto teria recebido cerca de 80 mil pessoas nos nove dias e que agora teria chegado aos 140 mil, quase dobrando o número de pessoas presentes. Em matéria publicada no site da prefeitura, está estampado que nos dois sábados, o inicial e o final, 50 mil pessoas teriam comparecido ao recinto nos dois dias, praticamente uma cidade inteira de Olímpia.

Embora tenha sido patente que o aumento de pessoas tenha sido considerável, o jornalista José Antônio Arantes, que é o âncora do programa “Cidade em Destaque” que vai ao ar de segunda a sexta-feira pela Rádio Cidade em 98,7 MHz e pelas redes sociais, considera que é praticamente impossível ter se alcançado tal número durante os nove dias do evento.

Para o jornalista, a própria foto feita por drone divulgada pela prefeitura como sendo da noite de sábado atesta esta impossibilidade, já que não se consegue preencher todo a extensão do recinto e na área onde há concentração do público, segundo cálculos realizados por um engenheiro, levando-se em conta o local e as circunstâncias apresentadas, muito dificilmente se passaria de 15 a 16 mil pessoas por dia.

Um exemplo disso foi o show de uma cantora sertaneja famosa que teria sido o maior público já visto no Recinto em que foi informado que o público teria sido de 14 mil pessoas.

“Ora, comentou o jornalista em seu programa, se dividirmos 140 mil por nove dias, teríamos aí a obrigatoriedade de que quase 16 mil pessoas tenham que ter frequentado o local por dia. E esse número, no máximo pode ter sido alcançado no segundo sábado”.

E continuou: “no domingo, que choveu e na segunda e terça-feira, o máximo que se poderia acreditar superestima­damente, seria de 4 a 6 mil pessoas. Então, supondo que tenhamos nos dois sábados a média de 15 mil (30 mil juntando os dois), mais 20 mil do segundo ao quarto dia, o total seria de 50 mil em 5 dias, restando 90 mil para se preencher os 4 dias restantes, quarta, quinta e sexta-feira e o domingo do encerramento, já contando ai o pequeno público que assistiu ao desfile”.

E conclui: “Não dá para acreditar que em quatro dias tenha tido um público de quase 23 mil pessoas. Ao contrário este número, em média acredito que tenha chegado nestes dias, no máximo a 6 ou 7 mil, totalizando mais aproximadamente 25 mil pessoas, o que totalizaria um público total de 75 mil pessoas, o que já poder-se-ia considerar algo superestimado. 140 mil … nem a pau Juvenal!”.

O prefeito já anunciou também em palanque que o 56º FEFOL será realizado de 01 a 09 de agosto de 2020, celebrando o Jubileu de Violeta, e homenageará o Grupo Parafol­clórico Frutos do Pará, de Belém-PA, no cartaz e materiais oficiais.

O Festival deste ano reuniu 50 grupos folclóricos e parafolclóricos de 14 estados brasileiros, sendo 10 deles inéditos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas