10 de outubro | 2011

Prefeito admite novo atraso para conclusão da UPA

Compartilhe:
 
O prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho, admitiu na terça-feira desta semana, dia 4, um novo atraso na entrega da obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nova unidade de saúde que está sendo construída no terreno onde funcionava o pátio municipal, na esquina da Avenida Deputado Waldemar Lopes Ferras com a Rua Washington Luiz, região central de Olímpia.


“Estamos prevendo a inauguração dela para o final de dezembro. Tivemos que passar para dezembro porque o Ministério da Saúde exigiu a construção do SAMU ao lado. A viatura do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), já está na Secretaria da Saúde (Municipal) e agora temos que fazer essa obra”, afirmou durante entrevista que concedeu a uma emissora de rádio da cidade.


Na oportunidade, o prefeito comemorava o fato de, com a entrega da obra, poder diminuir os efeitos do pronto socorro na vida financeira da Santa Casa. “Quero dizer que depois que inaugurarmos a UPA vamos desafogar muito o pronto socorro da Santa Casa e o pronto socorro da Santa Casa só vai atender convênios e a UPA vai atender SUS (todos os casos)”, disse.


Entretanto, a nova informação contraria a expectativa do secretário municipal de Obras e Engenharia Gilberto Tonelli Cunha, divulgada cerca de 15 dias antes, através também de uma emissora de rádio local.


Na oportunidade, já em fase de pintura, o secretário chegou a comentar a falta da construção de parte da estrutura física, mas, mesmo assim, dizia que a inauguração poderia ocorrer no mês de novembro.


Até, então, segundo Cunha, e a previsão era de entregar as duas edificações na mesma data.


Mas de acordo com o que Cunha disse na ocasião, subentende-se que a cobrança do Ministério da Saúde era premente, tanto que informou que a partir de entendimentos com o prefeito e com a secretária municipal de Saúde, Silvia Elizabeth Forti Storti, foi realizada o que chamou de “licitação do SAMU”. Também de acordo com o secretário, essa licitação foi vencida pela empresa Gomes e Benez Engenharia Ltda, de Fernandópolis, que já atua na construção da UPA.


OBRA PROBLEMÁTICA


Como se recorda, a obra que está orçada em R$ 1,009 milhão, valor calculado para a primeira fase do projeto, que já está com vários meses de atraso, está sendo concluída pela empresa Gomes e Benez Engenharia Ltda, de Fernandópolis.


A primeira empreiteira, JNP, a mesma que atrasou a conclusão da reforma da Praça da Matriz de São João Batista, enfrentou graves problemas financeiros e teve que abandonar o projeto.


Por isso, o contrato foi cancelado e foi realizado novo processo de licitação. A JNP, segundo foi divulgado à época, tinha realizado apenas aproximadamente 25% dos serviços previstos.


Embora alegando que não conseguia cumprir o cronograma por causa do excesso de chuvas, na verdade ficou confirmado que a JNP estava com dificuldades financeiras para adquirir materiais.


Por isso, a obra ficou praticamente paralisada desde o mês de outubro de 2010, até março deste ano, quando foi retomada pela empreiteira de Fernandópolis.



Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas