15 de abril | 2008

Polícia lacra mais duas dragas no Rio Grande

Compartilhe:

 A Polícia Ambiental lacrou mais duas dragas que estavam sendo utilizadas para garimpo de diamantes no Rio Grande. A ação realizada na sexta-feira, dia 11, foi comandada pelo tenente Azevedo, que há cerca de quinze dias participou da Operação Diamante, que culminou com a apreensão de dragas na região conhecida como Delfino.

Como se recorda, uma operação realizada no dia 28 de março, apreendeu 10 balsas e deteve também 10 garimpeiros por atuarem ilegalmente na extração de diamantes na represa de Marimbondo, no Rio Grande, no trecho entre Guaraci e Frutal, esta no Estado de Minas Gerais.

Com os garimpeiros foram encontradas quatro pedras de diamantes rosa, que, segundo os policiais, têm valor estimado entre R$50 mil e R$ 100 mil. A licença para a exploração do minério está cancelada desde novembro de 2007, o que torna ilegal qualquer atividade de garimpo.

Uma das principais irregularidades envolvendo o garimpo é a proximidade entre as dragas, que devem ficar a pelo menos 150 metros umas das outras, espaço que não chegava a 100 metros.

A situação traz danos graves ao ecossistema aquático. A sucção do cascalho em busca de pedras preciosas movimenta a areia do fundo do rio, local de água mais quente e por isso preferido para a desova dos peixes.

A devolução do cascalho ao rio também é problemática porque, como os garimpeiros geralmente jogam o material no mesmo local, há a formação de bancos de areia.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas