10 de fevereiro | 2013

Polícia faz alerta contra furtos e roubos de veículos

Compartilhe:

A aproximação do carnaval, a­lém do número elevado de ocorrências de furtos e roubos de veículos registrado em Olímpia, principalmente nos dois últimos anos, levou a Polícia Militar a fazer um alerta para que a população saiba como evitá-los.

São dicas a respeito de como evitar problemas ao sair de casa para participar da maior festa popular do mundo.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, os dois últimos anos apresentaram números mais expressivos em relação à série histórica iniciada em 2001.

Enquanto em 2011 foram re­gistradas 78 ocorrências de furtos e roubos de veículos em Olímpia, em 2012, embora com uma pequena queda, a situação não é muito diferente, uma vez que no ano passado foram 63 casos.

Até em razão disso, através de um estudo minucioso a Polícia Militar buscou detalhar, nas várias situações do dia-a-dia, as condutas e medidas que cada cidadão deve adotar para elevar seu nível de proteção.

“Todas as dicas aqui contidas devem ser objetos de conversa e reflexão com toda a família, principalmente, com os filhos, assim que surgir uma ocasião propícia como férias, antes de viajar, ao sa­ir para compras, etc.”, diz trecho do comunicado.

Por outro lado, a Polícia Militar continua vigilante, disposta e disponível a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer dia do ano, para proteger a todas as pessoas.

“Mais do que isso, desenvolve e busca novas tecnologias, condutas e estratégias para elevar o nível de segurança da população, intensificando sua Visibilidade, Encontra­bilidade e Acessibilidade”.

Por isso, diz o comunicado, “ao es­tacionar, feche inteiramente o seu carro, mesmo que seja por alguns minutos ou que esteja na garagem de sua casa ou edifício; estacione o mais próximo possível de seu destino; e procure estacionar sempre em condições de sair facilmente, caso surja algum problema”.

“Ao sair de um estacionamento, verifique se você não está sendo seguido; toca-fitas e toca–cds são acessórios visados. Prefira aparelhos de som com frente removível ou de bandeja. Ao estacionar, leve-o consigo, coloque embaixo do banco ou tranque-o no porta-malas; se possível, tenha sempre um sistema de segurança (travas mecânicas de pedais e volante, interruptores elétricos e de combustível, alarme, etc.);

Porém, caso seu veículo não possua trancas ou dispositivos de segurança, “a retirada do cabo da bobina pode evitar o furto; nunca deixe as chaves no contato de seu carro, mesmo que seja por alguns momentos; nunca deixe seu veículo ligado com ocupantes em seu interior (especialmente crianças), mesmo que por pequenos momentos”.

Na necessidade de estacionar na via pública, “procure fazê-lo em locais movimentados e bem iluminados. Não deixe objetos à vista. Guarde todos no porta-malas sempre que possível; nunca pare ou estacione em locais mal iluminados, isolados, com pouca movimentação de pessoas ou com visibilidade prejudicada”.

“Ao descer, certifique-se de que todas as portas estão e efetivamente trancadas e não deixe vidros entreabertos; jamais confie as chaves de seu carro aos chamados Tomadores de Conta, flanelinhas ou a eventuais lava­dores de automóveis, ainda que os conheça de vista. Há quadrilhas que se utilizam dessas pessoas para obterem cópias das chaves, que depois servirão para furtar seu veículo”.

Além disso, “se o seu carro, depois de haver ficado estacionado na via pública, apresentar um inexplicável defeito que impeça o motor de funcionar desconfie de estranhos que se ofereçam para ajudá-lo. Pode tratar se de uma armadilha. Chame o socorro de urgência de sua confiança”.

Quando estacionado em lugares públicos “não deixe roupas, caixas, sacolas, bolsas e outros objetos nos bancos de seu veículo. Guarde qualquer tipo de bagagem no porta-malas; não deixe também bolsas, carteiras, documentos pessoais e do veículo”.

Quando se dirigir ao seu veículo para retomá-lo “cultive o hábito de “olhar” ao redor, antes de aproximar-se de seu carro estacionado ou mesmo antes de estacionar; caso você encontre alguém arrombando seu carro, mantenha a calma, procure identificar as características dos indivíduos e ligue imediatamente para a polícia”.

“Prefira estacionamentos de sua confiança, com vigilância e seguro contra roubo. Ao entregar seu carro, procure identificar os mano­bristas e exija um comprovante em que constem as características e o número da placa do automóvel”.

“Confie sempre na sua Polícia Militar, pois tudo ela faz para protegê-lo e lhe oferecer um serviço de qualidade com alto grau de profissionalismo”, alerta a Seção de Comunicação Social da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas