24 de outubro | 2011

Polícia ambiental apreende cinco jabotis e um canário da terra no domingo em Olímpia

Compartilhe:

A Polícia Ambiental de Barretos apreendeu cinco jabotis e um canário da terra, em duas ocorrências registradas em Olímpia, no domingo, dia 23 de outubro. No primeiro caso, que foi registrado pela manhã na Delegacia de Polícia local, foram apreendidos cinco jabotis que estavam disponíveis para a comercialização.

Os animais, segundo consta na delegacia, foram encontrados na residência de Sandra Maria Guiotto, de 44 anos de idade, localizada na Rua 9 de Julho no centro da cidade.

A Polícia Ambiental recebeu informações anônimas dando conta que na casa da professora, havia animais silvestres mantidos em cativeiro, mas sem autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). No local havia cinco jabotis, bens cuidados e prontos para a comercialização. Os animais foram apreendidos e levados para Barretos, onde seria soltos em local adequado.

O jaboti apresenta o corpo revestido por uma couraça, cuja parte dorsal alta e convexa é chamada de carapaça e a ventral é chamada de plastrão. Através destas partes pode-se identificar o sexo pois as fêmeas tem plastrão plano enquanto o machos tem o plastrão côncavo.

De hábitos terrestres podem ser encontrado tanto na planície de inundação como em cerrados e em em áreas florestais do pantanal. Eles se locomovem lentamente e têm hábitos diurnos.

CANÁRIO DA TERRA
Também no domingo, mas no período da tarde, foi apreendido um canário da terra, que estava em cativeiro, ou seja, preso em uma gaiola, na residência do pedreiro Edvânio Donizeti Lima, de 34 anos, na Rua Zoilo Leon Pardo, no Jardim Santa Rita, zona oeste da cidade.

Os policais tinham denúncia anônima de que o pedreiro manteria várias aves silvestres em cativeiro. No local foi apreendido apenas um canário da terra, sem anilha, que ele possuía há aproximadamente nove anos, mas também sem autorização do Ibama.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas