21 de março | 2010

Pimenta fala em deixar de atender convênios

Compartilhe:

Há uma proposta que está sendo levada a sério pelo interventor da Santa Casa, vice-prefeito, Luiz Gustavo Pimenta, que pode ser bastante prejudicial para a instituição. De acordo do ele, já há um estudo que visa parar de atender os convênios particulares, ficando somente com os recursos oriundos do SUS (Sistema Único de Saúde). "É mais fácil trabalhar nessa forma de SUS", enfatizou.

"O atendimento é igualitário e a partir do momento que você trata o SUS e trata o particular e trata aquele que tem convênio da mesma forma, você tem um respaldo da sociedade, nós temos que ajudar a Santa Casa, porque lá não se paga nada, é feito tudo filantrópico", acrescentou.

Pimenta se baseia no funcionamento do Hospital São Judas, de Barretos, conhecido como Hospital do Câncer, onde ele afirma que o atendimento é 100% pelo SUS. Há uma idéia de se implantar isso na Santa Casa", insiste.

No entanto, há uma dificuldade contratual com a Unimed. "Mas é um contrato de prestação de serviço e não tem a ver com aquele cidadão que vai lá e, de repente, se vê obrigado a pagar uma consulta para ser atendido na Santa Casa", reforça.

Ele propõe que o conveniado da Unimed receba tratamento igual ao do SUS: "se achar que a Santa Casa não é compatível, deve procurar outro hospital que atende a Unimed. Isso está em estudo".

Mas pode surgir uma dificuldade com os médicos que não quiserem trabalhar apenas com o SUS. Nesse caso, no entendimento de Pimenta, poderiam ser utilizados os médicos que trabalham para a Secretaria Municipal de Saúde, inclusive para decidirem sobre a necessidade de uma internação ou não.

No entanto, ele descarta ter que trocar todo o corpo clínico do hospital em razão de uma recusa por ser atendimento apenas pelo SUS. "Mas isso ainda está muito longe de acontecer e tomara que não aconteça", comentou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas