14 de fevereiro | 2023
Pesquisadores da Fundação Roberto Marinho vieram discutir projeto do Novo Museu do Folclore de Olímpia
Vários pesquisadores da Fundação Roberto Marinho estiveram em Olímpia na semana passada na primeira reunião de trabalho para discussão e apresentação dos estudos iniciais sobre a concepção do Novo Museu do Folclore. Estiveram em Olímpia Larissa Graça, Ana Cândida Moura, Marcus Lontra, Regina Machado, Edilberto Fonseca e Renata Pittigliani.
O objetivo nesta parceria do município com a Fundação é o de que a nova sede, que está sendo construída dentro do Recinto do Folclore, conte com uma exposição contemporânea, mas que seja um espaço guardião da história e do acervo local, além de difusão do Festival do Folclore, tudo de forma a valorizar o conteúdo de maneira inovadora, atraente e interativa.
Os encontros contemplaram rodas de conversa, visita às obras do novo Museu, apresentação do trabalho de pesquisa realizado até o momento e um amplo debate sobre o formato do acervo do Museu e seu papel educativo, considerando o trabalho na rede municipal de ensino.
Segundo os pesquisadores da Fundação Roberto Marinho, o intuito é o de que o Museu do Folclore seja uma ferramenta educacional, de inclusão e de comunicação, expondo um conteúdo de forma atrativa e prazerosa, com a exploração de recursos audiovisuais para que o público seja interativo. A pesquisa segue as seguintes etapas: conceituação, concepção, desenvolvimento e implantação.
A iniciativa de colaboração foi firmada durante o 58º Festival do Folclore de Olímpia, em agosto de 2022, e, desde então, um grupo de renomados pesquisadores das áreas de cultura, artes, teatro e educação, com expertise na implantação de importantes museus do país – como o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, entre outros – iniciaram as pesquisas sobre o acervo local, o festival, e a cultura popular brasileira para elaborar o novo formato de exposição que será explorado no museu em construção. A importante parceria coloca Olímpia ainda mais em destaque no cenário da cultura de todo o país.
Os estudos iniciais e o andamento das pesquisas foram apresentados durante reuniões realizadas com diferentes setores e envolvidos com o folclore olimpiense, entre os dias 09 e 11 de fevereiro, em Olímpia, primeiramente com o poder público, em seguida com os grupos folclóricos e parafolclóricos e, para encerrar, com a comunidade em geral.
A equipe foi recebida pelo prefeito Fernando Cunha e pelos secretários Leandro Gallina (Obras) e Priscila Foresti (Turismo e Cultura), que estão diretamente ligados à implantação do Museu.
Agora, após a visita, todo o material coletado pelos pesquisadores servirá de base para o amadurecimento do formato do acervo que será exposto no Museu. No novo espaço, em construção, estão sendo investidos cerca de R$ 1,4 milhão, de recursos do DADETUR (Departamento de Apoio aos Municípios Turísticos), órgão vinculado à secretaria estadual de Turismo e Viagens.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!