13 de setembro | 2010
Pesquisa mostra que público não se interessa por folclore
Uma pesquisa realizada pelo Centro de Informações ao Turista (CIT), da Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer de Olímpia, divulgada no início da manhã desta sexta-feira, dia 10, mostraria que, de maneira geral, o público que frequenta o Recinto de Exposições e Praça das Atividades Folclóricas Professor José Sant’anna, demonstra desinteresse por folclore.
O trabalho, segundo a assessoria de imprensa, foi realizado durante o 46° Festival Nacional do Folclore (Fefol), realizado entre os dias 7 a 15 de agosto.
O resultado divulgado revela que o evento atrai mais pelo desfile de encerramento, cerca de 70% das preferências, do que pelas atrações do palco da arena cultural, que teve apenas 50% das preferências. Outro fator demonstrado pela pesquisa é que os pesquisados reclamam do horário das apresentações. Neste ano, o menor atraso verificado para o início das atividades de palco foi de aproximadamente 20 minutos, isto quando alteraram o horário previsto inicialmente (19 horas), para às 20 horas.
Ocorre que todos os dias havia grupos folclóricos, quer dizer, grupos pobres e com instrumentos rústicos, por aproximadamente uma hora, fazendo com que as apresentações dos grupos parafolclóricos e os que apresentam shows, se apresentassem sempre mais tarde, chegando a ultrapassar a meia noite.
Mas, além disso, a preferência pelas apresentações do palco ainda perdeu para outro quesito da pesquisa. Em segundo lugar aparece o parque de diversões (58%), deixando principal objetivo do festival para trás.
O entretenimento em geral ficou com 49% da preferência, seguido por 39% de artesanatos e exposições. Apenas 8% apontaram o crescimento do próprio festival.
Por outro lado, o público reprovou, quase maciçamente, o alto preço das bebidas – cervejas, refrigerantes e água: 88%. Em seguida, 60% o horário tardio das apresentações de palco. A menor fluência de público também foi observado por 52% dos entrevistados, assim como 47% o aspecto dos banheiros e, finalmente, 25% reprovaram os custos em geral.
PESQUISA
O objetivo da pesquisa foi o de avaliar a opinião do público que frequentou o evento. Para tanto foi aplicado questionário, entrevistando 356 pessoas – 59% do sexo feminino e 41% do masculino, incluindo 46 barraqueiros. O trabalho foi distribuído com a seguinte faixa etária: até 18 anos 14%; de 18 a 29 anos 21%; de 30 a 44 anos 25%; 45 a 59 anos 23%; e acima de 60 anos 15%.
As entrevistas foram realizadas de maneira proporcional ao fluxo de visitantes, sendo eles: 23% nos primeiros dias (sábado e domingo); 37% nos 3º, 4º, 5º, 6º e 7º dias (segunda, terça, quarta, quinta e sexta); e 40% nos últimos dias (sábado e domingo).
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!
Mais lidas