20 de abril | 2020

Papa da medicina de Olímpia, Nilton Martines tem parada cardíaca, é reanimado e transferido para Rio Preto

Compartilhe:

Clique e assista na segunda metade do vídeo a última entrevista concedida por Nilton ao programa Cidade em Destaque, na Rádio Cidade, na sexta-feira, 17.04.2020.

Clique e assista ao programa de segunda-feira, 20.04.2020, com o jornalista, emocionado, anunciando o mal súbito e tentando descrever quem era o amigo Nilton e pedindo corrente de oração e de energia.
 

O médico Nilton Martines, considerado a última instância da medicina de Olímpia, sofreu um mal súbito na manhã desta segunda-feira, por volta das 10 horas, teve parada cardíaca e acabou sendo reanimado na UTI – Unidade de Terapia Intensiva, da Santa Casa local. A equipe de médicos e enfermeiros da Santa Casa esperou ele estabilizar, então, foi colocado em uma UTI móbel e encaminhado para São José do Rio Preto.

Martines levou vários minutos para ser reanimado. Ele chegou na Santa Casa com parada cardíaca, por volta das 10 horas, foi reanimado, já estabilizado, apresentou melhoras e por volta das 14h40 foi transferido para UTI – Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto. Seu estado, entretanto, ainda era crítico e estava correndo risco de morte.

Segundo as últimas informações, Nilton, no HB deverá ser submetido à tromboembolectomia (retirada de trombo de um segmento arterial após a ocorrência de uma embolia arterial). Saiu de Olímpia relativamente bem, com pressão controlada, saturando 99% (oxigenação) e pupilas foto-reagentes.

A Santa casa, por volta de 16 horas soltou um boletim com as seguintes informações: "DR. NILTON MARTINES É TRANSFERIDO PARA O HOSPITAL DE BASE, EM RIO PRETO. A Santa Casa de Olímpia informa que, por volta das 14h40 desta segunda-feira (20), o médico olimpiense Dr. Nilton Martines foi transferido para o Hospital de Base de Rio Preto. Acompanharam Dr. Nilton na UTI Móvel três médicos olimpienses, entre eles o filho e vice-prefeito, Dr. Fábio Martinez. Ainda segundo o hospital, o caso é considerado grave e inspira cuidados".


Martines tinha acabado de fazer uma cirurgia (cesárea) no centro cirúrgico do hospital onde trabalhou durante toda a sua vida e havia acabado de sair de uma sessão de fisioterapia quando passou mal ao tentar entrar em seu veiculo.

Ele estava na companhia da mulher Marina Martines, que acionou o resgate do Corpo de Bombeiros. Nilton, provavelmente chegou à Unidade de Terapia Intensiva em parada cardiorrespiratória e foi reanimado pela equipe com a qual trabalha diuturnamente.

Segundo informações extraoficiais no meio do dia a equipe médica aguardava sua estabilização para fazer uma tomografia para saber qual foi o motivo do mal súbito e iniciar tratamento específico. No entando, por volta das 14h30, ele foi tranferido para São José do Rio Preto.

CIDADE EM DESTAQUE
Durante o programa Cidade em Destaque desta segunda-feira, o jornalista José Antônio Arantes, emocionado, lembrou que no programa de sexta-feira, Nilton havia sido entrevistado por mais de meia-hora comentando as últimas informações sobre o novo coronavírus.

Arantes relembrou que chegou a defender sua tese de que ele era o mito, o papa da medicina de Olímpia e, como várias vezes já havia dito, pediu para que ele se cuidasse pois entendia que Olímpia não poderia, principalmente neste momento de sua vida, abrir mão de um de seus grandes cidadãos, entre os raros que dedicavam a vida de corpo e alma para a população local.

Nilton, inclusive havia anunciado que estava analisando a possibilidade de voltar a trabalhar, com todo cuidado, pois não aguentava mais ficar longe do campo de batalha num momento tão importante como esse.

Martines recentemente havia concluído o tratamento de um câncer na próstata, mas já estava totalmente recuperado.

No programa, o jornalista fez um apelo para que se formasse uma corrente de oração e de energia positiva visando a pronta recuperação do médico e olimpiense de coração, o que foi acompanhado por inúmeros comentários dos ouvintes que participavam do programa pelo “Facebook”, pelo “Youtube” e pela Rádio Cidade.

MAIS PEDIDO DE ORAÇÃO!
A prefeitura, em sua página do “Facebook”, por volta das 11 horas também já postava um pedido de oração pela recuperação do médico.

“É com coração aflito, mas repleto de esperança, que vimos pedir a toda população olimpiense que se una em oração pela saúde e recuperação do nosso querido Dr. Nilton Martines, grande médico de nossa cidade e pai do nosso vice-prefeito, Dr. Fábio”.

“Dr. Nilton teve um mal súbito, nesta manhã, com parada cardíaca e está internado na UTI da Santa Casa de Olímpia. Vamos fazer uma corrente de energia positiva e solidariedade a toda família”.

ATENÇÃO PATRULHA DA FÉ

Na página da advogada Helena de Souza Pereira, que é conhecida também por incentivar a chamada Patrulha da Fé, solicitando orações para as pessoas de Olímpia que estão necessitadas, por volta de 12h30 também aparecia o pedido de orção ilustrado com fotos do médico.

"Nosso querido Dr. NILTON MARTINEZ está na UTI da Santa Casa e seu estado de saúde é bastante delicado. Logo pela manhã teve um mal súbito e chegou ao hospital com parada cardiorrespiratória . Vamos unir nossas preces pois para Deus tudo é possível. #FORÇA amigo! DEUS ESTÁ NO COMANDO".
 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas