22 de maio | 2016

Agora Saúde confirma 3 casos e 24 suspeitos de gripe suína e pode ter muito mais

Compartilhe:

Depois de tantas idas e vindas e depois de várias contrainformações, sempre gerando a suspeita de que a situação era pelo menos pior do que estavam demonstrando, agora a Secretaria Municipal de Saúde confirma que já houve três casos positivos e que já outros 24 ainda suspeitos, da gripe Influenza A, denominada cientificamente por H1N1, mas conhecida popularmente por gripe suína.

Mas com a confirmação oficial de que estão sendo realizados exames apenas nos pacientes que estão internados na Santa Casa, também se confirma a suspeita deste jornal de que podem existir muito mais casos ocorrendo, em que não há a internação, mas que a pessoa é considerada por médicos particulares e mesmo da Saúde Pública, com possibilidades de ter contraído a doença.

Pelo menos é esta a informação oficial que foi divulgada pela diretora de Vigilância em Saúde, Eloá Cristina de Souza Azevedo, durante uma entrevista que concedeu na tarde de quinta-feira, dia 19, mas que foi exibida nesta sexta-feira, dia 20, por uma emissora de rádio da cidade.

“Nós aqui da Vigilância Epidemiológica, recebemos essas notificações. Porque os casos internados é que nós fazemos a coleta do exame para se dar o diagnóstico do H1N1. Nós tivemos internados no hospital de Olímpia 27 pessoas. Dessas 27, três vieram resultados positivos para H1N1 e os demais, no caso 24, nós estamos ainda aguardando os resultados. Ainda não chegaram até nós esses resultados”.

Além disso, Eloá Cristina de Souza Azevedo acaba por confirmar uma informação que tem sido divulgada por esta Folha de que os exames estão sendo realizados somente quando o paciente com suspeita de ter contraído a gripe suína é internado na Santa Casa de Olímpia, levando a crer que pode haver outras dezenas de casos não diagnosticados.

Na edição do dia 7 de maio próximo passado, o jornal publicou uma informação de que a Secretária Municipal de Saúde de Olímpia já poderia ter registrado vários casos de gripe suína.

Na oportunidade a diretora de Vigilância em Saúde, durante entrevista que concedeu a uma emissora de rádio da cidade, comentava: “Continuamos com os mesmos dados. Tivemos notificações de três casos que foram feitas coletas de material para exame e os outros nós estamos aguardando”.

Se já existiam novos casos suspeitos e, diante da informação de que a Saúde local só realiza exames em pacientes que estão internados na Santa Casa (o restante, se quiser saber tem que pagar para fazer o exame), tudo levava a crer que podiam ser inúmeros os casos suspeitos na cidade.

DESCONTROLE

Como se recorda, na semana anterior, ao se manifestar a respeito da situação local em relação a gripe su­ína, de certa maneira, a secretária municipal Silvia Elizabeth Forti Storti, acabava por confirmar que havia pelo menos um descontrole sobre o que estava ocorrendo com essa doença em Olím­pia.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas