03 de junho | 2007

Organização já tem 1,7 mil peças para Corpus Christi

Compartilhe:

 

 A organização da procissão de Corpus Christi, evento religioso católico que será realizado na quinta-feira (07) de junho, já tem cerca de 1,7 mil peças para a ornamentação das ruas. A informação foi passada na quinta-feira (31) desta semana, pela coordenadora do grupo de apoio, bancária Maria Helena Storti Novo(foto). "A gente espera que até no dia se aproxime de 2 mil", acrescentou.

Esta espécie de ornamentação das ruas, segundo Maria Helena, vem sendo utilizada em Olímpia há 15 anos. "Com todas essas dificuldades financeiras porque a cidade passa, mesmo assim esse trabalho vem se desenvolvendo muito a contento de toda a equipe organizadora", comemora.

No entanto, as doações não são restringidas apenas aos bordados e outros tipos de trabalhos manuais em tecidos. A organização também, em razão do evento característicos desta época do ano, também recebe muitas doações em alimentos não perecíveis: "inicialmente para ajudar a segurar os tapetes na rua e são doados aos grupos dos Vicentinos e Pastoral do Alimento da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Desses alimentos são formadas cestas destinadas às famílias carentes da comunidade olimpiense".

As peças arrecadadas, que quase sempre superam o necessário para o trajeto da procissão, também se transformam em ajuda à parte mais carente da comunidade, assistida por algumas das várias entidades assistenciais da cidade.

Bazar

"Depois de encerrada a procissão, no sábado (09) seguinte a procissão, às 14 horas, haverá um bazar na Cripta da Matriz de São João Batista, onde vamos vender todas as peças arrecadadas, para a gente arrecadar o dinheiro que depois vai ser repassado às entidades filantrópicas", explicou Maria Helena.

No ano de 2006, de acordo com a coordenadora, cerca de 1,9 mil peças foram arrecadas, que, depois de comercializadas, resultaram em torno de R$ 22 mil. Porém, pra este ano a expectativa é que possam superar este resultado.

"Esperamos arrecadar mais e gostaríamos de frisar que uma parte desse valor a gente já segura para estar comprando novas peças para o ano seguinte, para ser dado às pessoas que vão colaborar apenas com o trabalho", informou.

 

União

O principal objetivo do evento, segundo Maria Helena, é a união de todas as comunidades: "As duas paróquias, tanto a de São João Batista como a de Nossa Senhora Aparecida e também a área de pastoral da São José, estão envolvidas em torno desse mesmo ideal".

Com a arrecadação serão assistidas as entidades: Cidade Mirim de São João Batista, Cidade da Imaculada, Vicentinos e Pastoral do Alimento da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida. "As entidades beneficiadas também ajudam a desenvolver trabalhos artesanais. Eles são beneficiados, mas também ajudam a desenvolver esses trabalhos", justifica.

A procissão começa às 16 horas na Praça Valdomiro Graça, onde está a Matriz de Nossa Senhora Aparecida; segue pela rua Veiga Miranda e desce pela Nove de Julho seguindo até à rua São João, onde vira à direita até a Praça da Matriz de São João Batista.

Programação

Por outro lado, de acordo com o monsenhor Antônio Santcliments Torras, a programação começa por volta das 7h30 do dia sete de junho e vai até 14 horas, quando haverá a adoração ao Santíssimo Sacramento: "aqui na Matriz", acrescentou.

A procissão, de acordo com o monsenhor, sairá da paróquia da Nossa Senhora Aparecida e, como vem ocorrendo há vários anos, termina na Matriz de São João Batista: "que tem um espaço maior para a concentração das pessoas. Chegando na praça da Matriz será celebrada a Santa Missa". Corpus Christi, segundo comenta o monsenhor, se transformou numa festa popular: "É uma festa em homenagem a Jesus na Eucaristia".

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas