15 de março | 2017

Olimpiense lança livro na 5.ª feira, 16, no Sesc Rio Preto

Compartilhe:

Do Diário da Região

Quem lê viaja. Sobre isso, não há dúvida. As páginas carregadas de palavras são capazes de conduzir a mente e os sentidos para lugares distantes, seja real ou imaginário. O sétimo livro da psicóloga, educadora e escritora Maria Antônia de Oliveira (foto), de Olímpia, faz jus a essa máxima literária. Trata de uma viagem, sim, mas essa por um lugar historicamente explorado por estudiosos da condição humana.(foto de Mara Sousa).

Viagem pelo Mundo Interior (Vitrine Literária), que será lançado nesta quinta-feira, 16, no Sesc Rio Preto, é uma viagem existencial cujo roteiro é marcado pelas reflexões do analista suíço Carl Gustav Jung (1875-1961), o pai da psicologia analítica, um dos temas estudados por Maria Antonia ao longo de sua carreira na área da educação.

Mergulhar no universo junguiano, para desvendar conceitos como o arquétipo, o inconsciente coletivo, o complexo e a sincronicidade, é uma tarefa que existe estudo e tempo. Mas que pode ser prazerosa na companhia da autora, que constrói sua Viagem pelo Mundo Interior com muita poesia e crônica. Uma espécie de ‘kit básico’ sobre o legado de Jung.

Autora de cinco livros de poesia e de uma biografia sobre seu avô, Davi de Oliveira – Um Homem de Alma Grande, lançada no ano passado, Maria Antonia diz que sua nova publicação é uma porta de entrada para o mundo junguiano. “Minha carreira sempre foi pautada pelo diálogo entre psicologia e arte. Com esse livro, busquei traduzir o que sei de Jung, de uma forma mais simbólica e acessível, para tocar no coração das pessoas”, comenta.

Composto de poemas, crônicas, prosas e citações literárias, Viagem pelo Mundo Interior também representa um passeio da autora pelo seu universo pessoal. “Não deixa de ser uma viagem para dentro de mim. Jung falava muito da importância de cuidar do nosso ‘mundo interior’. Isso é fundamental nos dias de hoje, em que há uma supervalorização do mundo exterior”, destaca.

Os oito capítulos da obra fazem referência a termos e conceitos da psicologia analítica. Desta forma, há o capítulo dedicado ao ego, que a autora classifica como ‘o gerente da casa’, assim como outro à persona, considerada por Maria Antonia ‘a máscara para todas as ocasiões’. A viagem segue longe, chegando ao lugar habitado pelos sonhos e à manifestação do código do ser, em referência ao processo de individuação estudado por Jung.

O lançamento de Viagem pelo Mundo Interior também será uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais sobre as estudos do analista suíço. A sessão de autógrafos será antecedida por um bate-papo com a analista junguiana Inês Praxedes Longhi, responsável pelo prefácio da obra.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas