04 de dezembro | 2013

Olimpiense inclui trabalhos em catálogo internacional de modas

Compartilhe:

O artista plástico e ilustrador Zé Otávio, de Olímpia, é um dos quatro brasileiros presentes no livro “Illustration Now! Fashion”, um luxuoso catálogo com trabalhos de 90 artistas do mundo todo ligados ao desenho de moda. Publicado pela Taschen – renomada editora alemã de livros de arte, arquitetura, design e fotografia – a obra acaba de ser lançada no Brasil, em edição multilíngue.

 

De acordo com o jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, o livro integra a série “Now”, que tem várias edições temáticas sobre ilustração. Ao trabalho de Zé Otávio, a “Fashion” dedica duas páginas duplas, com lista de clientes, contato, e quatro imagens de sua autoria.

O olimpiense aparece ao lado de artistas influentes da ilustração de moda, como o cubano-americano Ruben Toledo, (que tem trabalhos em revistas como “The New Yorker”, “Vogue” e “Harper's Bazaar”) e a francesa Aurore de La Morinerie (criadora de desenhos para grandes marcas, como a Hermès).

O artista conta ter recebido o convite do editor do livro, Julius Wiedemann (que apesar do nome é brasileiro), no começo do ano passado. Todos os quatro desenhos publicados em “Illustration Now! Fashion” foram produzidos para seu portfólio pessoal.

“Conheci o editor do livro, o Julius, em Londres, em 2009, tive uma conversa rápida com ele. Ele havia gostado do meu trabalho. Daí, quatro anos depois, pintou essa convocação para o livro”, lembra. Formado em design gráfico pela Belas Artes, em São Paulo, Zé Otavio especializou-se em ilustração, e está há oito anos no mercado. Uma das características de seu trabalho é a forte influência da arte de rua produzida na capital paulista, onde morou por 10 anos.

Em suas criações, o artista utiliza técnica mista, variando a finalização, que pode ser tanto digital, como sobre tela ou madeira (no caso da produção para galerias). No campo da moda, o artista já assinou, como ilustrador, uma coluna fixa da extinta revista “Gloss”, que tinha como público-alvo mulheres jovens e, recentemente, realizou trabalhos para a revista “L’Officiel Brasil”.

“Acredito que, com o livro, meu trabalho venha a ser visto por um público mais distante, e talvez mais específico, como os admiradores de moda, do desenho de moda, e isso é muito gratificante”, diz Zé Otávio.
“Illustration Now! Fashion” apresenta em seu conteúdo citações de especialistas do mundo da moda, além de introdução do especialista em ilustração Steven Heller.

Traz ainda um ensaio histórico da artista e historiadora de moda Adelheid Rasche, que fornece uma exploração profunda do tema, por meio de uma linha do tempo da ilustração de moda, do século 17 até hoje, acompanhada por imagens. Entre elas, um desenho de Paul Iribe para o livro do famoso costureiro parisiense Paul Poiret, e ilustrações de mestres consagrados como René Gruau e Antonio Lopez.

No lançamento do livro no Brasil, realizado na última quarta-feira, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, na capital paulista, Zé Otávio participou de um bate-papo com o editor Julius Wiedemann, a ilustradora Catarina Gushiken, e os irmãos Luiz Paulo e João Carlos Fúria, do Estúdio Fúria, os outros nomes do Brasil presentes na obra.

Zé Otávio conta que, neste ano, fez trabalhos para galerias, como pinturas, gravuras e lambe-lambes, a maioria comercializados pela Plus de Goiânia (GO). Também ilustrou livros, como a capa de “A Época da Inocência”, da Penguin/Companhia das Letras, e a capa e o miolo do “Manual do MIMIMI”, de Lia Bock, pela Editora Paralela.

Atualmente, além da Galeria Plus, ele trabalha com a Ornitorrinco, de São Paulo, especializada em ilustração. Mais informações sobre o artista estão em sua funpage: www.facebook.com/ZeOtavioIllustration.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas