09 de abril | 2023

Olímpia vive clima de terror com pais temerosos de que seus filhos morram em atentados em escolas

Compartilhe:

PÂNICO NA CIDADE!
Tentativa de atentado em Guaraci e Fake no Anita criam clima de terror em pais de alunos de Olímpia.

José Antônio Arantes – O assassinato de uma professora de 71 anos por um adolescente no dia 27 de março em São Paulo foi o nono ataque a escolas no Brasil nos últimos oito meses. Após ele foram vários outros, menos graves e tentativas registrados em todo o interior do Estado. Em São José do Rio Preto foram ameaças, canivetes e balas de revólveres encontrados em escolas.

Mas, enquanto era longe, causava a comoção, mas não o medo e o terror generalizados de pais de alunos como o que se verificou nos últimos dias. E a razão para tanto pânico foi o caso de um rapaz que voltou de São Paulo para Guaraci e confessou que iria disparar suas armas (um revólver e um rifle) numa escola daquela cidade (clique e veja a matéria policial).

Em Olímpia, onde ficou comum a briga entre alunos filmadas e transmitidas pela internet e teve até um caso de ameaça que virou Boletim de Ocorrências, o terror se espalhou mais ainda com uma enxurrada de áudios e outros “Fake News” disparados nas redes sociais.

ALUNOS ESPALHARAM
BOATOS QUE TERIA ATENTADO
NO ANITA COSTA

Tudo isso levou a um estado nunca visto em Olímpia, com pais fazendo abaixo-assinado exigindo mais seguranças, escolas particulares contratando empresas de segurança. A situação acabou tendo lances que antes só eram vistos pela TV em reportagens sobre os Estados Unidos, de onde parece que importamos, além do capitalismo selvagem e a instituição do Deus Mercado que ordena tudo em nossas vidas, através do viver para consumir, também herdamos a falência educacional que gera seres desconectados com a realidade e facilmente influenciáveis pelo radicalismo e o ódio que foi despertado pelas redes sociais.

Na quarta e quinta-feira da semana que passou alguns áudios, que depois se constatou ser Fake, davam conta de um provável ataque de um aluno cujo pai seria caçador e teria armas em casa na Escola Anita Costa. Foi um corre-corre com polícia investigando e mesmo a intensificação das rondas e da vigilância por parte de todos os setores da segurança. No fim, constatou-se que tudo não passou de uma mentira deslavada e desprovida de relação com a realidade.

COMO EVITAR QUE O ÓDIO
PROVOQUE VIOLÊNCIA EM LUGAR
QUE DEVERIA SER O MAIS SEGURO?

No entanto, acendeu um alerta: como evitar que o ódio provoque tanta violência no lugar que deveria ser o mais seguro de todos? O clima de amedrontamento causa desespero e não o livre pensar, o tentar entender, o buscar soluções reais, que parecem impossíveis.

O pior é que não existe uma saída comprovada. Estamos vivenciando uma situação parecida com a da pandemia, onde ninguém sabia o que fazer. Os pais, sem tempo para ensinar seus filhos como amar e ser amados, transferiram a educação de berço para a escola que não tem capacidade nem para promover o ensino formal.

Aumentar o policiamento, as rondas, a segurança nas escolas não vai resolver um problema estrutural. Quando muito poderá amenizá-lo. A questão é social e educacional.

SÓ A EDUCAÇÃO MUDA
MENTES E TRAÇA DESTINOS

É preciso mudar a meta. Ao invés de criarmos meros profissionais para atender as necessidades do “Deus Mercado”, se faz necessário educar seres humanos para serem cidadãos reflexivos, com capacidade de entendimento através da razão, da experimentação, do estabelecimento de leituras o mais próximo da realidade possível, com desenvolvimento da inteligência emocional e não apenas a capacidade de armazenar informações.

Mas isso é hoje uma utopia que se retroalimenta pela própria incapacidade de entendimento daqueles que teriam por missão enxergar os exemplos que vem das regiões que deram certo e não daqueles que têm dezenas de mortes por ano em razão da liberdade de andar armado e de moradores de rua, os desabrigados de um sistema que em nome do bem estar de alguns, pode se despojar e relegar ao relento milhares de outros.

CASO DE GUARACI
CHOCOU E DEU INÍCIO
AO CLIMA DE TERROR

No entanto, com certeza, o terror criado em toda a população ocorreu após a prisão do jovem em Guaraci com um revólver e um rifle e a declarada intenção de “ficar famoso” atirando dentro da EMEB Professora Mercia Julia Barbosa Velho daquela cidade.

Mas também pelos recentes casos ocorridos em todo o Brasil, como os desta semana em que mais quatro crianças foram mortas por um homem e outras cinco ficaram feridas.

Tudo isso fez com que as prefeituras de Olímpia e Guaraci anunciassem medidas de segurança nas escolas das duas cidades.

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia emitiu nota na quarta-feira (5) afirmando que, “os pais e responsáveis pelos alunos podem ficar tranquilos, pois todas as ações necessárias estão sendo tomadas para garantir a proteção dos estudantes”.

EM OLÍMPIA,
AUMENTO DE POLICIAMENTO
E DE CONTROLADORES DE ACESSO

Segundo a nota, a Guarda Civil Municipal foi acionada para intensificar a ronda escolar e a vigilância dentro das escolas, proporcionando um ambiente mais seguro para todos.

“Além disso, o município está contratando emergencialmente mais controladores de acesso para garantir a supervisão em todas as unidades escolares”, prossegue a nota da Prefeitura.

“As instituições já contam com diversos dispositivos de segurança, como portões eletrônicos, alarmes e, em algumas delas, câmeras de monitoramento, para prevenir quaisquer incidentes”, conclui a nota.

Até o momento, nenhuma situação mais grave foi identificada nas escolas de Olímpia, além do mentiroso anuncio do atentado no Anita Costa e o registro de uma ocorrência policial na semana passada de uma mãe que afirmou que seu filho tinha sido advertido pela diretora de uma escola estadual por ter ameaçado uma colega de morte com arma de fogo.

Vários pais de alunos se manifestaram diretamente na prefeitura local pedindo a melhoria na segurança e até abaixo-assinados também foram apresentados.

ESCOLA PARTICULAR CONTRATA EMPRESA

A Rede Educacional Elza Zanin também emitiu comunicado aos pais de seus alunos destacando que está acompanhando as notícias dos últimos acontecimentos e a atenção está redobrada com a segurança dos alunos.

“Todos nossos colaboradores receberam orientações e no momento de forma intensiva, buscamos maior rigor na identificação de acesso em nossas escolas, com a contratação de uma empresa especializada em segurança que acompanhará as entradas e saídas dos alunos”, diz a nota.

A CEEZ complementou: “Além disso, também há o apoio de nossa equipe que atua nos pátios, corredores e salas de aula que estão atentos e acompanhando diariamente qualquer situação que necessite intervenção”.

EDUVALE REFORÇA SEGURANÇA

Segundo nota expedida no final da tarde pela Eduvale, diante das recentes notícias vão ser redobrados, na instituição, os cuidados e a segurança na escola.

“Sabemos que guardamos seu maior bem, por isso, toda a equipe foi orientada e estará atenta, principalmente, a entrada e saída. Contamos também com o acompanhamento de acesso via câmeras de segurança”, destaca a nota.

SITUAÇÃO EM GUARACI

Em Guaraci, onde as investigações estão em andamento, o prefeito tem se reunido com autoridades locais para discutir medidas adicionais de segurança para aprimorar a proteção na cidade.

A prefeitura da cidade colocará seguranças em todas as entradas de escolas e creches do município. A medida surge após a prevenção de um possível ataque à escola Mércia evitado pela denúncia de uma adolescente e a intervenção da polícia.

Em conversa com o comandante da Polícia Militar, Major Righetti, o prefeito Renato Azeda Ribeiro de Aguiar solicitou um aumento no efetivo policial e maior presença das rondas nas proximidades das escolas e creches.

A partir de agora, as unidades escolares contarão com câmeras de segurança. Além disso, a partir da próxima segunda-feira (10), seguranças estarão presentes nos portões das instituições de ensino, visando garantir a segurança de alunos, professores e demais profissionais da educação.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas