08 de novembro | 2015

Olímpia registrou mais de um acidente com escorpião a cada 2 dias em 2015

Compartilhe:

Segundo dados divulgados do final de outubro, mas divulgados esta semana por uma emissora de rádio da cidade, através de uma entrevista com a ex-diretora de vigilância em Saúde de Olímpia, Maria Carolina de Almeida Secchieri Mirandola que foi exonerada do cargo no final de setembro, o município de Olímpia registrou mais de um caso a cada dois dias de acidentes com escorpião em 2015.

Foram 192 casos em 304 dias até o final de outubro deste ano, sendo 10 deles com crianças com menos de 5 anos. Em 2014, foram 250 acidentes, sendo seis deles com crianças; em 2012, 278; e em 2013, 324.

“Se for avaliar a progressão dos anos até teve uma queda no número de acidentes. Mas é um número ainda muito alto. Quanto menos acidentes a gente tiver, melhor”, disse Maria Carolina na entrevista divulgada esta semana.

E continuou: “Esse período do ano, de outubro a dezembro, é propício para o aparecimento de escorpiões porque é o período em que eles procriam. Então, normalmente eles saem de seus habitat porque precisam de mais alimentos justamente por causa da procriação”.

Segundo a diretora é por isso que o número de acidentes aumenta bastante. Além disso, é um período de calor bastante intenso. “Eles também saem em busca de um lugar mais fresquinho mesmo”, complementou.

A profissional da Saúde ainda explicou que é por isso que é preciso manter os quintais livres de lixo, situação que favorece a existência de baratas, alimento preferido dos escorpiões e também de entulhos, porque esses locais são mais frescos e o escorpião prefere para sobreviver em um local mais fresco.

E concluiu: “O escorpião é venenoso e a ação do veneno no corpo é muito rápida e forte. O tipo mais comum é o amarelo”.

ACIDENTES GANHARAM DESTAQUE

Este ano, os acidentes com escorpião têm ganho destaque principalmente na imprensa regional, uma vez que foi registrada uma morte em Severínia, e um acidente com uma criança numa creche local que ganharam reportagens até na TV Tem de São José do Rio Preto.

Já em Ibirá, na semana que passou, um acidente com um escorpião acabou provocando uma tragédia. Uma criança menor de cinco anos foi atingida pelo aracnídeo e veio a falecer. Seus pais, na faixa dos 30 anos, acabaram não se conformando com a situação e ingeriram veneno. O pai foi enterrado esta semana junto com o filho e a mãe até a tarde de sexta-feira estava internada em estado grave no Hospital de Base de Rio Preto.

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas