11 de abril | 2020

Olímpia já pode ter cinco casos e prefeito anuncia bloqueio com a guarda municipal

Compartilhe:

SEMANA AGITADA       Semana começou com flexibilização e terminou com medidas para endurecer fiscalização.

O objetivo é orientar e acompanhar o movimento das vicinais, principalmente por conta do feriado prolongado

A semana começou agitada com medidas de flexibilização do comércio decretadas pelo prefeito e que levaram a explosão de pessoas circulando pelas ruas da cidade já na terça-feira, o que obrigou Fernando Cunha a tomar novas medias para endurecer a fiscalização, culminando com um bloqueio para inibir a vinda de turistas para Olímpia na Semana Santa.

Também foram notificados os primeiros três casos confirmados de contaminação pelo Covid-19 e uma inclusão de apenas dois casos na relação do governo Estadual pode significar que o município já estaria com cinco casos confirmados.

Embora ressaltando que recebeu de um laboratório particular de São Carlos, ainda não credenciado junto ao Instituto Adolfo Lutz, a secretaria da Saúde de Olímpia confirmou, em seu boletim diário de terça-feira, 07, que Olímpia já tem três casos do novo coronavírus e passou a figurar entre as cidades da região que já têm casos confirmados do Covid-19.

A divulgação feita pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo na quarta-feira, apontando que Olímpia tinha dois casos confirmados de Covid-19, entretanto, levou à interpretação que Olímpia, ao invés de três, já tenha cinco casos de contaminação pelo novo coronavírus.

O que se acredita é que os dois casos registrados pelo Estado sejam oriundos de exames feitos pelo Instituto Adolfo Lutz, encaminhados de outras cidades, mas de cidadãos residentes em Olímpia que foram diagnosticados em outros municípios.

Mas tudo começou com o prefeito da Estância Turística de Olímpia, Fernando Cunha, assinou no fim da tarde de segunda-feira, dia 06 de abril, dois novos decretos com medidas de enfrentamento à Covid-19 (Coronavírus) que promoveram uma flexibilização mais abrangente e que praticamente facilitou o retorno às atividades da maioria dos setores da economia, com exceção do turismo.

Coincidindo com o dia de pagamento, as novas regras decretadas pelo prefeito fizeram com que o centro da cidade ficasse superlotado de carros e com pessoas fazendo filas nos principais bancos e até algumas lojas, parecendo dia normal (sem pandemia), na manhã e durante todo o dia 07, terça-feira, quando as novas normas entraram em vigor.

Uma reportagem da TV Tem de São José do Rio Preto sobre a reabertura do comércio de Olímpia, mostrando a movimentação geral da população acabou confrontando município e Estado, com a assessoria de Dória enviando nota que foi interpretada pelos repórteres da emissora como se o prefeito Cunha tivesse infringido o decreto Estadual.

O prefeito Fernando Cunha, na tentativa e corrigir a situação e de viabilizar as medidas de flexibilização adotadas, anunciou novas medidas na quinta-feira, 09.

Uma delas foi a intensificação da fiscalização para cumprimento das regras adotadas no município. Para isso, ordenou medidas visando a ampliação do quadro de fiscais, com a designação e o treinamento de servidores de várias secretarias municipais para atuarem em diversos segmentos da cidade, além do trabalho em conjunto com as Polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal.

A Guarda Civil Municipal já realizou na quinta-feira e continuará hoje, sexta-feira, 9 e 10 de abril, um bloqueio preventivo nas entradas da Estância Turística de Olímpia.

O objetivo é orientar e acompanhar o movimento das vicinais, principalmente por conta do feriado prolongado, Sexta-feira Santa e domingo de Páscoa.

Motoristas responderão um questionário e será verificado se tem alguém com gripe. Também será avisado que os hotéis e pousadas da cidade estão fechados.

 

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas