21 de setembro | 2022

Olímpia ganhará Escola Municipal de Música em prédio restaurado ao lado da ECO

Compartilhe:

DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA – A Estância Turística de Olímpia ganhará em breve um novo local para incentivo à arte e à cultura, a Escola Municipal de Música. O espaço, que oferecerá aulas gratuitas para crianças e adolescentes, está localizado ao lado da ECO – Estação Cultural de Olímpia e pertence ao complexo ferroviário. A intenção é que de a escola ainda receba o nome do artista, compositor e poeta olimpiense, Edward Marques da Silva, o saudoso Professor Wadão, em homenagem à toda sua contribuição e legado artístico.

No imóvel antigo, que está em desuso há anos, funcionava o antigo Prédio da Bagagem da Estação Ferroviária de Olímpia. Assim, para preservar o valor patrimonial e histórico, o local está sendo restaurado, mantendo-se a originalidade do galpão, a cobertura em telha francesa, guichês, mãos francesas de sustentação da cobertura em telha de zinco da plataforma, esquadrias originais e desenho da plataforma, com peças assentadas na diagonal. Além da reforma da estrutura já existente, serão construídas novas salas, recepção e banheiros com acessibilidade.

No total, serão investidos R$ 600 mil, sendo R$ 250 mil do Prêmio Parcerias Municipais, um convênio com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da secretaria de Desenvolvimento Regional, e o restante de recursos próprios. A empresa responsável pela obra é a Construsil Engenharia e Construções Eireli – ME e o prazo para a conclusão é de seis meses.

A casa onde abrigará a nova Escola de Música é uma edificação que foi relevante para o desenvolvimento do município, pois lá era o local onde chegavam e eram despachadas as mais diversas mercadorias que iam ou vinham dos mais variados locais.

O antigo galpão se mantém íntegro, ainda com os guichês de atendimento e as telhas francesas da época em que foi construído, no ano de 1914. Algumas esquadrias também estão preservadas. No espaço, é possível observar ainda o mesmo desenho do piso da plataforma da antiga Estação, composto de peças assentadas na diagonal e das mãos francesas de madeira, que dão sustentação à cobertura em telha de zinco.

A edificação, posteriormente transformada na Casa da Bagagem, segundo relatos encontrados, foi o local onde funcionou a primeira Estação Ferroviária de Olímpia, datada da década de 10, sendo que somente por volta de 1930, a mesma foi transferida para a edificação principal, hoje também restaurada. As características originais do prédio serão preservadas, em uma ação continuada por parte da Administração Municipal, que promove, enfatiza e enaltece a relevância do respeito à memória e identidade do município e preserva a região mais antiga e histórica da cidade. 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas