17 de setembro | 2023

Olímpia FC em crise: disputa política pode por em risco o futuro do clube

Compartilhe:

TRISTE FIM DE …
Olímpia tem pedido de despejo de 90 dias e sinalização de pagamento de aluguel para uso esporádico. Ameaça de cobrança de aluguel do estádio gera controvérsia e preocupação.

 

Uma polêmica envolvendo o Olímpia Futebol Clube (Olímpia FC) tem gerado debates acalorados na cidade de Olímpia. A disputa política em torno da notificação de despejo e da possível cobrança de aluguel pelo uso do Estádio Teresa Breda, somada a dívidas que se acumulam, coloca em risco o futuro do clube centenário.

A situação começou a ganhar notoriedade em meados de agosto, quando um projeto na Câmara Municipal de Olímpia trouxe à tona a questão do aluguel do estádio. Marcelo da Branca, vereador e o presidente do Olímpia FC, Lupércio Bonin (foto), defendem veementemente a ideia de que o clube, como patrimônio da cidade e dos torcedores, não deveria ser cobrado por esse uso.

O projeto que gerou a controvérsia visa revogar uma lei que, até então, permitia ao Olímpia FC utilizar o Estádio Teresa Breda sem a necessidade de pagamento de aluguel. A mudança proposta levanta questões sobre a viabilidade financeira do clube, que já enfrenta uma dívida que chega à casa dos dois milhões de reais.

FUNDO DO POÇO

O presidente do Olímpia FC descreve a situação como um “fundo do poço” e apela à comunidade e aos parceiros para que repensem a questão. Ele destaca que o clube desempenha um papel importante na cidade, não apenas como uma equipe de futebol.

A principal preocupação de Marcelo da Branca e da direção do Olímpia FC é o impacto que a cobrança de aluguel teria sobre o clube. Segundo ele, a nova taxa poderia prejudicar atividades esportivas e sociais do clube, tornando-as menos acessíveis à comunidade. Também o fato de Olímpia perder toda a estrutura montada dentro do estádio, como apartamentos, cozinha, sala de musculação, etc.

LEGALIDADE DA MUDANÇA

O presidente também levanta a questão da legalidade da mudança proposta. Ele enfatiza que o Olímpia FC é uma entidade sem fins lucrativos, e a cobrança de aluguel poderia comprometer sua missão de promover atividades esportivas e sociais.

Além disso, a situação se complica com a notícia de que o clube tem apenas 90 dias para deixar o Estádio Teresa Breda, que sempre foi seu lar. Isso coloca em risco não apenas as atividades do clube, mas também o acervo de troféus, fotos e documentos históricos.

No entanto, o presidente do Olímpia FC não está disposto a deixar o clube acabar sem lutar. Ele está buscando apoio jurídico para questionar a legalidade da mudança e descobrir quem denunciou o clube ao Ministério Público.

COMUNIDADE TÊM
QUE REPENSAR SEUS VOTOS

Marcelo da Branca também faz um apelo à comunidade e aos parceiros do clube para que repensem seus votos e apoiem o Olímpia FC nessa difícil fase.

O presidente do Olímpia FC ressalta que, se o clube acabar, a decisão não deve ser tomada por políticos ou dirigentes, mas sim pela população da cidade. Ele afirma que está disposto a lutar até o fim para preservar a história e o legado do clube.

A controvérsia em torno do Olímpia FC reflete a complexidade das relações entre esporte, política e finanças, e deixa em aberto o futuro incerto de uma instituição que é parte fundamental da identidade da cidade de Olímpia.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas