30 de agosto | 2015

Olímpia está em lista de cidades que não oferecem internet grátis

Compartilhe:

Da redação com Diário da Região

Tanto se fala em desenvolver o segmento turístico local, mas pouca coisa de real importância tem sido realizada pelo prefeito Eugênio José Zuliani. Por exemplo, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município de Olímpia aparece na lista de 45 cidades da região noroeste cujas Prefeituras não dão prioridade para o serviço de internet gratuito.

O levantamento do IBGE mostra um mapeamento da inclusão digital no Brasil. Na região, além dos cinco municípios totalmente conectados, outros sete possuem o serviço na área urbana e 14 oferecem de maneira precária.

Dão o exemplo: Guaraci, Magda, Mendonça, Paulo de Faria e Potirendaba. Todas, cidades de pequeno porte que resolveram investir para deixar seus habitantes conectados.

Outras 14 oferecem o serviço de maneira precária. Uma delas é São José do Rio Preto. Naquele município, o wi-fi gratuito pode ser acessado na praça Rui Barbosa, Rodoviária e Aeroporto. Existe um projeto para implantação no bairro Solo Sagrado, mas que nunca funcionou.

Para Álvaro Martim Guedes, especialista em administração pública da Unesp, as prefeituras não têm priorizado as internets gratuitas por dois motivos: alto investimento e internet disseminada.

“Hoje, a maioria da população tem acesso à internet, por meio dos smartphones, por isso não existe mais tanto interesse do poder público como existia antigamente”, afirma.

Ainda segundo o especialista, o investimento em equipamentos, como antenas e torres, além dos custos de manutenção também prejudica. “As tarifas das telecomunicações praticadas no País são elevadíssimas e mais altas do que a média mundial”, explica.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas