30 de junho | 2021

Novos leitos de UTI/covid na Santa Casa começam a funcionar na segunda-feira

Compartilhe:

Provedor e diretor técnico garantiram na quarta-feira, 30, que os equipamentos estarão montados e o pessoal preparado para colocar tudo em funcionamento na segunda-feira, 05.

A Santa Casa de Olímpia deve colocar em funcionamento na segunda-feira, 05, mais cinco novos leitos de UTI – Unidade de Tratamento Intensivo na sua ala de tratamento da doença Covid-19, provocada pelo novo coronavírus.

O hospital gravou um vídeo no final da tarde de quarta-feira, 30, onde o prefeito Fernando Cunha, na companhia do diretor clínico do hospital, Fabio Martinez e do provedor da entidade, Luiz Alberto Zacarelli, falam sobre o aumento dos leitos e anunciam o seu funcionamento na próxima segunda-feira.

Na quarta-feira, 30, a Santa Casa de Olímpia recebeu todos os equipamentos necessários para implantação dos  cinco leitos de UTI/Covid e o diretor clínico e o provedor garantiram, neste dia, que até segunda-feira, 05, além de os equipamentos estarem montados, também estariam preparados e treinados os funcionários que iriam trabalhar para o funcionamento dos leitos.

RECURSOS DA CÂMARA

Segundo a prefeitura, a ampliação foi possível graças aos recursos viabilizados pela Câmara Municipal, de R$ 400 mil referentes à antecipação da devolução do duodécimo orçamentário da Casa de Leis ao Executivo, e mais R$ 250 mil de recursos próprios da Prefeitura, destinados por meio de suplementação da secretaria de Saúde.

O montante, anunciado no fim de maio, possibilitou a aquisição dos equipamentos necessários para a estruturação dos novos leitos, que acabaram de chegar ao hospital e estão sendo instalados para que entrem em funcionamento, a partir da próxima segunda-feira, dia 05 de julho.

No início da pandemia, a Santa Casa contava com apenas 2 leitos de UTI e 8 de enfermaria, sendo que, com os investimentos, o hospital ampliou sua capacidade para 20 leitos de UTI e 25 de enfermaria para tratamento da Covid, havendo um crescimento de 900% em leitos de UTI e em mais de 200% em enfermaria.

SOLICITAR CREDENCIAMENTO DO SUS

Assim que implantados, será solicitado o credenciamento dos leitos para recebimento de repasses do SUS, mas, para possibilitar a operação imediata, o funcionamento será custeado com recursos do município e também de uma emenda parlamentar do deputado federal, Geninho Zuliani.

NÃO DÁ PRA ESPERAR

No fim da tarde desta quarta-feira (30), o prefeito Fernando Cunha esteve na Santa Casa para verificar os equipamentos. “Nós viabilizamos junto à Câmara Municipal e à Prefeitura, o montante necessário para a compra dos equipamentos e a Santa Casa rapidamente deu andamento à aquisição. Os leitos já começam a ser montados e a equipe preparada para que, na semana que vem, tenhamos mais cinco UTI disponíveis”, disse.

E concluiu: “Passamos por um período crítico, com pacientes precisando de vagas e, com os recursos do município e o empenho do hospital, temos mais condições de garantir o atendimento. Temos os índices de Covid diminuindo nos últimos dias, a vacinação avançando, mas não podemos esperar. Quero agradecer a agilidade da Santa Casa e o apoio dos vereadores nesta ampliação, declarou o prefeito”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas