17 de março | 2009

Museu de História e Folclore pode receber recursos do Iphan

Compartilhe:

O Museu de História e Folclore Maria Olímpia poderá ser recuperado e modernizado com recursos do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Para tanto, a Prefeitura de Olímpia e o Núcleo de Ação Cultural Vale do Rio Grande, enviaram o projeto de modernização, cuja aprovação está sendo aguardada com expectativa.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, através desse projeto, o município está concorrendo ao Edital de Modernização de Museus publicado pelo Iphan.

“A expectativa é que nosso projeto seja escolhido e aprovado pela comissão do Iphan, cuja verba destinada será muito importante e imprescindível para as melhorias necessárias no nosso Museu de História e Folclore”, diz Rosiane Nunes, do Núcleo de Olímpia.

“Essa foi mais uma das ações do Núcleo de Ação Cultural Vale do Rio Grande, da Comissão Paulista de Folclore, têm o objetivo de contribuir de forma direta ao desenvolvimento cultural e social de Olímpia e região com foco na cultura tradicional imaterial”, completou.

RECURSOS
O Departamento de Museus e Centros Culturais, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan) recebeu, em fevereiro, centenas de propostas de projetos que promovam preservação dos museus brasileiros, considerados patrimônios culturais. As três ações – Mais Museus, Modernização de Museus (caso de Olímpia) e o Prêmio Darcy Ribeiro – tem quatro anos de atuação e buscam ampliar o acesso a cultura.

A ação, que faz parte do Programa Museus, Memória e Cidadania, visa implantar e apoiar museus em municípios com até 50 mil habitantes, todos carentes de equipamento cultural. Os municípios que apresentaram projetos poderão receber entre R$ 100 mil e R$ 200 mil para a aquisição de equipamentos e mobiliário, elaboração de projetos de obras e serviços de planos museológicos, além da instalação e montagem de exposições, restauração e benfeitorias em imóveis.

Os trabalhos contemplados passam a compor um banco de projetos e serão apoiados ao longo de 2009, de acordo com a disponibilidade orçamentária do Iphan.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas