17 de abril | 2023

Medo nas Escolas: Terapeuta entende que o sistema faz pais entregarem os filhos à tecnologia

Compartilhe:

Não é só comprar iPhone 15. É preciso estar com eles, dar atenção, carinho, ensinar a ter disciplina.

Falta de tempo dos pais leva filhos a achar que não são importantes para a família.

Bruna Arantes Savegnago – A terapeuta integrativa Michelle Panaro foi entrevistada esta semana no programa Cidade em Destaque sobre a violência nas escolas e deu a entender que o sistema social atual faz com que os pais não tenham mais tempo para educar os filhos e acabam os entregando à tecnologia.

A terapeuta que está atuando em Olímpia há quase dois anos explicou que tem notado que o mundo parece ter virado de cabeça para baixo. “A sensação é de que hoje não temos segurança em lugar nenhum. Nem mesmo dentro da nossa casa com os nossos filhos. Então o que consigo enxergar é que eles ficam muito bitolados somente naquele mundo dos jogos que geralmente são sobre matar, roubar. Coisas ruins que vão entrando na cabeça do adolescente ou da criança. Aí acontece de ela querer se desafiar. Aí a pessoa entra na escola achando que vai fazer algo de bom e acaba matando outras pessoas”, explicou.

PAIS NÃO TÊM TEMPO
PARA OS FILHOS

Panaro complementou dizendo que é preciso que os pais estejam sempre em contato com os filhos, sempre orientando, falando sobre coisas boas.

“Eu atendo pessoas que afirmam que trabalham tanto (esposa e marido) que não têm tempo para os filhos. As crianças falam que o pai e a mãe não têm tempo eles. Eu tento argumentar que os pais precisam trabalhar para comprar as coisas para eles, para a subsistência. Aos pais oriento que é importante sentar e conversar, ler um livro para crianças. Existem vários livros bons. Vários livros importantes para você ensinar os filhos com informações saudáveis”, disse.

Segundo a terapeuta, com informações saudáveis, falando com eles, eles vão criando suas defesas, para que possam se relacionar melhor na escola. “Agora, no caso de surto como os que ocorreram, conflitos patológicos dessa gente, não tem realmente o que fazer. Mas nós temos o que fazer com os nossos dentro de casa”, enfatizou.

É PRECISO ENSINAR OS FILHOS
A TER DISCIPLINA NO USO DO CELULAR

Para Michelle, a tecnologia fácil dentro de casa, principalmente durante a pandemia, bitolou as crianças e os próprios adultos com esse mundo virtual, onde está tudo bem, tudo bom. “Hoje você vai tentar colocar disciplina e o filho briga com você. Atendo vários casos que as mães falam que não conseguem tirar o celular do filho. Mas os pais não podem desistir. É preciso ensinar os filhos a ter disciplina nisso também”, disse.

Para a terapeuta, os filhos são reflexos dos pais. “Nós somos os maiores causadores de traumas dos nossos filhos. A maioria dos traumas, dos conflitos dos nossos filhos, vem de nós. Além da genética, nós temos comportamentos, hábitos, costumes, que passam de geração em geração. É preciso resignificar essa relação”.

NÃO É SO COMPRAR IPHONE.
É PRECISO CARINHO, AFETO, ATENÇÃO.

Michelle Panaro deixa um recado para os pais e as mães de Olímpia e região: “O recado que deixo para pais e mães é para que amem os seus filhos. Ensinem para eles os princípios e valores que o mundo não ensina. O mundo lá fora é maligno e vai ensinar as coisas ruins da vida. Então, nós, como pais, precisamos ter um tempo de qualidade com os nossos filhos. É preciso sempre estar fazendo algo diferente com eles porque é nestes momentos que eles precisam se sentir importantes”.

E conclui: “Não é só comprar um iPhone 15, que está tudo bem. O que eles valorizam é o carinho, é o amor, é o afeto e a atenção. A gente precisa se policiar e buscar essa disciplina pois é a nossa família o nosso bem mais precioso”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas