29 de novembro | 2015

Marco Coca diz que água sai na torneira com a cor de chocolate

Compartilhe:

Provavelmente com o objetivo de dissociar a cor da água suja que “quase sempre” aparece nas torneiras de muitos consumidores olim­pienses, que dizem que se parece com um produto que tem relação com o seu próprio nome, o diretor da Superintendência de Á­gua, Esgoto e Meio Ambiente – Daemo Am­bien­tal, Marco Antônio Paro­lim de Carvalho, conhecido nos meios políticos por Marco Coca, está afirmando que, quando a água está suja, ela sai na torneira com cor de “chocolate”.

“E quando tem a falta de água a população reclama que, quando a água volta, devido ao encanamento ser antigo, ela trás sujeira com cor de chocolate”, afirmou Marco Coca durante uma entrevista que concedeu a uma emissora de rádio local, mas que foi divulgada na segunda-feira, dia 23.

O diretor conta que sempre há reclamações: “Reclamação nós temos por falta de água, água suja que é consequência da falta de água e reclamação de tarifa alta. A gente tem um setor de atendimento aqui, recebemos as reclamações por telefone ou as pessoas vêm até aqui e são atendidas por funcionários da Daemo”.

Mas não há um bairro específico: “Vária muito na cidade. Quando falta água a gente tem um problema e estamos brigando para não faltar água porque nós percebemos que alguma falta de água, quando está tudo normal, com chuva, a captação com água, nós começamos a percorrer os nossos poços e descobrimos que algumas vezes a falha nossa acontece a falta de água em alguns bairros. Foi o que aconteceu recentemente com os moradores da Co­hab III que nós ficamos sabendo só na hora que eles reclamaram. Então, fizemos uma checagem geral e vimos que o funcionário passou pela manhã e não percebeu que a bomba estava desarmada. E se está desligada ela não enche o reservatório. E quando o volume baixa dá a falta de água”.

De acordo com ele, está prevista uma solução para quando a falta de água for em locais onde o abastecimento é feito através de poços artesianos. Até abril deve automatizar os poços para acabar com a falta de água que é o que produz água escura nas torneiras.

Já em entrevista divul­gada pela mesma emissora, mas na quarta-feira, dia 25, explicou que há preocupação também com a Estação de Captação de Água do Jardim são José: “Estamos instalando três geradores (de energia elétrica) porque, por exemplo, hoje cheguei aqui e vi problemas por falta de energia elétrica (da CPFL) no (Jardim) São José. Nossa captação é no São José. Então, estamos instalando três geradores, dois na captação de água e um aqui na ETA (do Jardim Toledo). O que nós vamos ganhar com esses geradores? Quando tiver um caso de acabar a energia, nós ligaremos esses geradores e nós não vamos ter problemas de abastecimento e com isso não vai faltar água”. 

MAU CHEIRO BAGUAÇU

Por outro lado, nesse mesmo dia falou também do mau cheiro da lagoa de tratamento de esgoto do Distrito de Baguaçu, que Marco Coca reconhece, mas informou que o problema já está para ser sanado.

“Agora, no Distrito de Baguaçu nós estamos com um sistema novo de tratamento das lagoas de esgoto do distrito e a gente tem recebido reclamação do mau cheiro das lagoas”, disse.

Segundo ele, “em conversa com o nosso biólogo, foi procurado um sistema novo de tratamento para aquelas lagoas e com isso vamos ter alguns benefícios como o desaparecimento do mau cheiro, melhora da eficiência do tratamento, a estética das lagoas também será melhorada e diminuir o potencial de afluentes que causam dano ao meio ambiente”.

E acrescentou: “Então, eu peço uns dias para a população. É só parar de chover que começaremos esse tratamento novo nessas lagoas acabando com esse problema que eles estão tendo lá com esse mau cheiro”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas