05 de abril | 2023

Clima de medo faz prefeituras de Guaraci e Olímpia reforçarem a segurança em escolas e creches

Compartilhe:

Em Olímpia um aluno teria sido acusado de ter ameaçado uma colega de morte com arma de fogo numa escola estadual recentemente.

O clima de amedrontamento criado em toda a após a prisão de um jovem em Guaraci com um revólver e um rifle e a declarada intenção de “ficar famoso” atirando dentro da EMEB Professora Mercia Julia Barbosa Velho daquela cidade e também pelos recentes casos ocorridos em todo o Brasil, fez com que as prefeituras de Olímpia e Guaraci anunciassem medidas de segurança nas escolas das duas cidades.

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia emitiu nota na quarta-feira (5) afirmando que, “os pais e responsáveis pelos alunos podem ficar tranquilos, pois todas as ações necessárias estão sendo tomadas para garantir a proteção dos estudantes”.

Segundo a nota, a Guarda Civil Municipal foi acionada para intensificar a ronda escolar e a vigilância dentro das escolas, proporcionando um ambiente mais seguro para todos.

“Além disso, o município está contratando emergencialmente mais controladores de acesso para garantir a supervisão em todas as unidades escolares”, prossegue a nota da Prefeitura.

“As instituições já contam com diversos dispositivos de segurança, como portões eletrônicos, alarmes e, em algumas delas, câmeras de monitoramento, para prevenir quaisquer incidentes”, conclui a nota.

Até o momento, nenhuma situação mais grave foi identificada nas escolas de Olímpia, a não ser o registro da ocorrência policial de uma mãe que afirmou que seu filho tinha sido advertido pela diretora de uma escola estadual por ter ameaçado uma colega de morte com arma de fogo.

Vários pais de alunos se manifestaram diretamente na prefeitura local pedindo a melhoria na segurança e até abaixo-assinados também foram apresentados.

CEEZ CONTRATA EMPRESA

A Rede Educacional Elza Zanin também emitiu comunicado aos pais de seus alunos destacando que está acompanhando as notícias dos últimos acontecimentos e a atenção está redobrada com a segurança dos alunos.

“Todos nossos colaboradores receberam orientações e no momento de forma intensiva, buscamos maior rigor na identificação de acesso em nossas escolas, com a contratação de uma empresa especializada em segurança que acompanhará as entradas e saídas dos alunos”, diz a nota.

A CEEZ complementou: “Além disso, também há o apoio de nossa equipe que atua nos pátios, corredores e sala de aula que estão atentos e acompanhando diariamente qualquer situação que necessite intervenção”.

EDUVALE REFORÇA SEGURANÇA

Segundo nota expedida no final da tarde pela Eduvale, diante das recentes notícias vão ser redobrados, na instituição, os cuidados e a segurança na escola.

“Sabemos que guardamos seu maior bem, por isso, toda a equipe foi orientada e estará atenta, principalmente, a entrada e saída. Contamos também com o acompanhamento de acesso via câmeras de segurança”, destaca a nota.

SITUAÇÃO EM GUARACI

Em Guaraci, onde as investigações estão em andamento, o prefeito tem se reunido com autoridades locais para discutir medidas adicionais de segurança para aprimorar a proteção na cidade.

A prefeitura da cidade colocará seguranças em todas as entradas de escolas e creches do município. A medida surge após a prevenção de um possível ataque à escola Mércia evitado pela denúncia de uma adolescente e a intervenção da polícia.

Em conversa com o comandante da Polícia Militar, Major Righetti, o prefeito Renato Azeda Ribeiro de Aguiar solicitou um aumento no efetivo policial e maior presença das rondas nas proximidades das escolas e creches.

A partir de agora, as unidades escolares contarão com câmeras de segurança. Além disso, a partir da próxima segunda-feira (10), seguranças estarão presentes nos portões das instituições de ensino, visando garantir a segurança de alunos, professores e demais profissionais da educação.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas