02 de maio | 2020

Mais duas profissionais de Saúde confirmadas com o Covid-19. Olímpia agora chega a 7 casos

Compartilhe:

Segundo o Boletim Epidemiológico expedido pela secretaria da Saúde, na tarde de sábado, 02, foram confirmados mais dois casos positivos de covid-19 em mais duas profissionais de Saúde. Agora são três casos de funcionários que, segundo informações extraoficiais, trabalhariam na UPA – Unidade de Pronto Atendimento local.

Dentro deste contexto, onde os casos anteriormente registrados eram de uma família que não teria passado pela UPA e, agora, com três casos ligados à área da Saúde, fica reforçada a tese da subnotificação em razão de estarem sendo feitos exames (de acordo com protocolo do Ministério da Saúde), além dos profissionais da saúde, apenas em pacientes graves ou internados.

Com a situação, outras perguntas surgem e passam a preocupar: de quem os novos contaminados que trabalharam na Saúde pegaram? E, por conseguinte, será que já estaríamos com dezenas de casos não graves e, portanto, com o vírus circulando e escala considerável na cidade?

No comunicado da secretaria de Saúde está que neste sábado, 02, foram recebidos os resultados positivos para Covid-19 de duas profissionais de saúde, de 30 e 38 anos que foram afastadas assim que apresentaram sintomas leves, passam bem e permanecem em quarentena. Outras pessoas que tiveram contato com elas também estão sendo isoladas e serão testadas pelo laboratório contratado pela Prefeitura, credenciado ao Instituto Adolfo Lutz.

O Boletim também acrescenta que “o município registrou duas novas notificações suspeitas. Trata-se de uma mulher de 50 anos e um homem de 69, internados na Santa Casa de Olímpia. Por outro lado, foram descartados mais dois casos suspeitos, de uma mulher de 71 e de homem de 84 anos, ambos hospitalizados com outras comorbidades. Um outro suspeito que estava internado, de 80 anos, recebeu alta e se recupera bem em casa”.

E acrescenta a nota: “Com as atualizações, Olímpia aguarda os resultados de exames de seis pessoas, sendo duas internadas e as demais em isolamento domiciliar. Importante reforçar que a Vigilância investiga o quadro de todos os casos e monitora os familiares e pessoas de contato próximo sobre as medidas de saúde para garantir o cumprimento do isolamento e a proteção da população”.

Sobre as perguntas feitas pelo iFolha, a prefeitura assim se manifestou: “O município esclarece ainda que as profissionais atuam na Rede Pública do município, mas informa que as diretrizes do Ministério da Saúde garantem a preservação da identidade dos casos notificados, preconizando a proteção à integridade do paciente”.

Sobre a forma de contaminação, “a Vigilância Epidemiológica realiza investigação social para identificar como o contágio ocorreu. Independente disso, o município reforça que as servidoras foram afastadas imediatamente ao apresentarem suspeitas e que tem tido uma atenção especial com os profissionais da rede, em relação às medidas de prevenção e equipamentos de proteção, a fim de preservar a saúde dos mesmos e, principalmente, da população”.

E concluiu: “A Prefeitura reforça ainda que alguns profissionais de saúde atuam aqui e em outros municípios da região, podendo ou não ter contraído o vírus nesses lugares. Todo esse trabalho de orientação e investigação social já vem sendo feito pela Vigilância Epidemiológica da cidade, inclusive em pessoas assintomáticas!”, termina a nota.


 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas