05 de agosto | 2023

Mais de 20 grupos abrem 1º final de semana do 59º Fefol

Compartilhe:

ABERTURA DO FEFOL!
10 grupos são inéditos, se encontrarão no palco da festa, o Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”, pela primeira vez. São quase 2 mil integrantes, entre dançarinos, músicos e equipe de apoio para garantir o perfeito compasso das apresentações, que já iniciam logo após a cerimônia oficial.

 

Da Redação com Assessoria – A Estância Turística de Olímpia, Capital Nacional do Folclore, já respira a cultura de norte a sul do Brasil. O 59º Festival do Folclore começa neste sábado, dia 05 de agosto, e vai até o dia 13, com a participação de mais de 40 grupos de 15 estados de todas as regiões brasileiras. 10 grupos são inéditos, se encontrarão no palco da festa, o Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”, pela primeira vez.

A abertura acontece na noite de hoje, dia 05, a partir das 19h30 e será marcada pelo hasteamento das bandeiras e o espetáculo preparado pela rede municipal de Educação, com mais de 550 participantes, entre alunos, professores e artistas convidados.

Com o tema “Vem ver Sergipe! Tradição em movimento, nosso Brasil Cultural!”, celebrarão o grupo homenageado, Parafusos – SE e o reencontro de histórias e alegrias vividas no decorrer do Festival do Folclore de Olímpia, que preserva, há quase 60 anos, as manifestações de todo o país e as reúne em um só lugar.

JUBILEU DE AÇUCENA TEM O TEMA
“TRADIÇÃO EM MOVIMENTO”

Em seu Jubileu de Açucena, a edição deste ano traz o tema “Tradição em Movimento”, promovendo uma verdadeira confraternização entre o tradicionalismo e os grupos autênticos com o marco que o FEFOL tem se reinventar, mantendo sempre viva a preservação da rica cultura brasileira até as gerações atuais.

São quase 2 mil integrantes, entre dançarinos, músicos e equipe de apoio para garantir o perfeito compasso das apresentações, que já iniciam logo após a cerimônia oficial. No primeiro fim de semana da festa, mais de 20 apresentações encantarão o público.

No sábado, dia 05, por volta das 21h30, começa a viagem pelo Brasil e quem já abre a programação é o grupo homenageado da edição, Parafusos, de Lagarto, Sergipe. Na sequência, serão os seus conterrâneos lagartenses, Grupo de Pífanos e Taieiras. As apresentações folclóricas continuam com a Congada Terno de Sainha Irmãos Paiva, de Santo Antônio da Alegria (SP), o Moçambique Mamãe do Rosário, de Catalão (GO), e o tradicional Grupo Folclórico Batalhão de Bacamarteiros, de Carmópolis (SE). 

GRUPO QUE ENCERRA A NOITE
SE APRESENTA PELA PRIMEIRA VEZ

O estreante Grupo EITA de Projeções Folclóricas, de João Pessoa (PB) também traz alegria para o palco do FEFOL na noite de abertura, seguido do Papanguarte Balé Popular, de Bezerros (PE), da Associação Cultural Flor do Campo, de Cuiabá (MT), e dos gaúchos do Grupo Juvenil do Centro de Tradições Gaúcha Aldeia dos Anjos, de Gravataí (RS).

Finalizando a noite, se apresentam os nordestinos Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, de Fortaleza (CE), e o Reviver Alagoano, Maceió (AL), que se apresenta pela primeira vez e encerra o sábado.

No domingo, dia 06, as atividades começam logo pela manhã às 10 horas, com a tradicional Missão em Ação de Graças na Igreja Matriz de São João Batista. À noite, a partir das 20 horas, o movimento é no Recinto do Folclore, com apresentações em diversos espaços, como a Passarela do Folclore, com o cortejo dos grupos pelas ruas principais, e também no Espaço Tradição e Movimento, no Pavilhão do Artesanato, ampliando a interação entre grupos e o público.

PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO

No Palco Principal, os ritmos vão de norte a sul do Brasil com o Grupo Folclórico Maneiro Pau e Boi Pintadinho, Santo Antônio de Pádua (RJ), a Associação Folclórica Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi, de Guarujá (SP), Terno de Moçambique “São Benedito”, Olímpia (SP), a estreante Folia de Reis Nova Estrela do Oriente, de Miracema (RJ), o Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas Cidade Menina Moça ‘GODAP’, de Olímpia (SP), o também estreante Boi de Mamão do Bairro Educador, de Florianópolis (SC), o Grupo Parafolclórico Frutos da Terra, de Olímpia (SP), a Companhia de Danças Folclóricas Trilhas da Amazônia, Belém (PA), o Centro de Pesquisas Folclóricas Raízes Litorâneas, Xangri-lá (RS), e, finalizando a noite, os também estreantes Grupo de Carimbó Bico de Arara, de  São Caetano de Odivelas (PA), e Grupo EITA de Projeções Folclóricas, João Pessoa (PB).

Ainda durante à noite, a Vila Brasil tem uma programação artística especial com cerca de 10 apresentações de violeiros de Olímpia e região, trazendo o melhor do sertanejo raiz para animar a festa.

As atividades do Festival do Folclore continuam na segunda-feira (07), com programação para as crianças durante o dia, como a gincana de brinquedos e o Mini Festival, além das apresentações noturnas.

NOVO MUSEU DO FOLCLORE

A noite de abertura do 59º FEFOL será marcada ainda pela inauguração da sede do Novo Museu do Folclore, construído dentro do Recinto, em uma breve cerimônia simbólica que antecipa a programação oficial. Criado na década de 70, o Museu do Folclore de Olímpia conta com um acervo único de manifestações folclóricas e memórias reunidas em quase 60 anos de história do festival. Assim, recebendo o merecido valor e, com o objetivo de ampliar sua visitação, despertando ainda mais o interesse do público, este novo projeto nasce com a ideia de que Olímpia celebre o folclore durante todo o ano, em sua casa, o Recinto do Folclore.

A construção da nova sede do Museu do Folclore foi executada com recursos do DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, órgão vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, com investimento de mais de cerca de R$ 1,5 milhão. Para exposição de seu acervo, o município conta com a inédita parceria da Fundação Roberto Marinho, que traz uma nova concepção, difundindo o conteúdo de forma inovadora, atraente e interativa, como apresentado no Projeto Expográfico, que levará os visitantes a percorrerem 5 caminhos encantadores das Festas, da Terra, da Palavras que o vento leva, das Fontes e o caminho de Olímpia, em uma viagem lúdica e cultural.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas