15 de junho | 2008

Maior tempo de duração pode ser garantia de casamento duradouro

Compartilhe:

 

 É claro que não pode ser considerada regra única, mesmo porque há vários precedentes de pessoas que conhecemos no dia-a-dia que, se viram e rapidamente partiram para um relacionamento bastante firme com alguns até se casando rapidamente. Mas, se for usado o bom senso para explicar a situação, é, pelo menos politicamente correto, afirmar que um tempo maior de namoro garante um casamento duradouro.

O pastor Pedro Pernas Pasqualete (foto), da Igreja Assembléia de Deus Ministério do Belém, defende que não se pode juntar a uma pessoa, mesmo que através do casamento legalizado, sem que a conheça perfeitamente. É preciso, avisa, que quando se decidir pelo casamento, saibamos de como pensa e como pode ou não reagir em momentos de dificuldades.

"Porque muitas pessoas se casam iludidas pela atração física ou pela beleza externa e acabam não conhecendo o que realmente a pessoa é, e isto faz com que muitos casamentos sejam dissolvidos ainda no primeiro ano. Casou por uma paixão cega e não pelo conhecimento da vida que aquela pessoa tem para passar para ser seu conjugue", justifica.

Um casamento que não foi bem projetado durante o período de namoro tem poucas chances de sobreviver às dificuldades que a vida apresenta no cotidiano de um casal e pode não ser duradouro como se deseja. "O namoro vai prolongar a vida duradoura de um casamento", afirma também o padre José Aparecido da Silva.

Silva explica que já viu vários casais que, mesmo se casando dentro das normas religiosas, não conseguem chegar à existência mais duradoura, ficando no meio do caminho. "Nós percebemos que se o namoro é bom o casamento pode ter um resultado bastante consistente", reforça.

Porém, o padre não deixa de ressaltar que há várias exceções: "Pessoas que namoram três meses ou um ano, se dão bem e vivem a vida inteira juntas, mas é claro que o namoro é necessário para um casamento duradouro sim".

E, é essa possibilidade de um namoro mais rápido dar certo que move o pensamento da advogada Silvana de Sousa. Perguntada a respeito da importância e necessidade de um longo namoro para se ter um casamento duradouro respondeu: "Não necessariamente. Por exemplo, conheço pessoas que namoraram 45 dias, se casaram e ficaram 25 anos juntos e foi um relacionamento maravilhoso".

Já para a psicóloga Juliana de Cássia Ducatti o namoro mais duradouro é necessário, "porque com namoro a gente conhece a pessoa que está e pode ver as qualidades e os defeitos, para saber se deve ou não seguir em frente e ir até ao casamento".

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas