11 de setembro | 2016
Resultado do IDEB mostra evolução razoável no ensino básico de Olímpia
O resultado obtido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) mostra uma evolução considerada boa no ensino básico de Olímpia, ultrapassando as metas previstas para os anos iniciais, quarto e quinto do Ensino Fundamental, inclusive superando as metas projetadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) Anísio Teixeira, uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
Divulgado na manhã da quinta-feira desta semana, dia 8, o resultado local mostra um crescimento de 6,3 em 2013 para 6,5 em 2015. Enquanto isso, o IDEB nacional ficou em 5,5 e o do Estado de São Paulo em 6,2.
O índice é obtido pelas notas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pela taxa média do percentual de aprovação. Criado em 2007, o índice foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
O IDEB funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos com os quais a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.
Para tanto, o índice é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar, ou seja, de aprovação, e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar que é realizado anualmente.
Já as médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Saeb, para os estados e o País, estes realizados a cada dois anos.
As metas estabelecidas pelo IDEB são diferenciadas para cada escola e rede de ensino com o objetivo único de alcançar seis pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países mais desenvolvidos.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!