29 de setembro | 2008

Justiça autoriza a divulgação de pesquisa do Planeta News

Compartilhe:


Depois de quase uma semana, a juíza da 80.ª zona eleitoral – comarca de Olímpia – Adriane Bandeira Pereira, autorizou, parcialmente, a elaboração e divulgação de pesquisa eleitoral contratada pela Editora Gráfica Menina S/C Ltda., proprietária do Jornal Planeta News. Foi autorizada apenas a informação da eleição majoritária, isto é, das intenções de votos para candidatos a prefeito e vice.

A demora da decisão ocorreu em razão de representação eleitoral formulada pela coligação Renovação Já, que tem como candidato a prefeito o vereador Eugênio José Zuliani, "Geninho", alegando indício de fraude no resultado da pesquisa.

"Julgo improcedente a representação e autorizo a realização da pesquisa eleitoral pela empresa Editora Gráfica Menina S.C. Ltda., apenas com relação aos pleitos majoritários (Prefeito e Vice)", diz o final da decisão prolatada na tarde desta sexta-feira, dia 26.

Logo ao iniciar o fundamento da decisão, a juíza eleitoral afirmou que a representação "é manifestamente improcedente. A requerida preenche todos os requisitos para a obtenção do pedido de registro da pesquisa, nos termos do art. 1.º, da Resolução 22.623 TSE".

O simples fato de uma das proprietárias da empresa ser candidata a vereadora, entendeu a juíza, não induz à conclusão de parcialidade, "como quis fazer crer a coligação autora". A candidatura foi uma das alegações da coligação Integração Já, na inicial da representação eleitoral protocolada.

"As demais alegações beiram a má-fé, quando a autora, por exemplo, sustenta que a pessoa que protocolou documentos na Justiça Eleitoral é estranha à empresa contratada. Por fim, segundo constou nos autos em apenso, haverá questionamentos quanto à classe social, o que é indicativo de renda", diz trechos da decisão, que seguiu parecer do promotor eleitoral José Márcio Rossetto Leite.

Entretanto, nem o parecer do Ministério Público e nem mesmo a decisão da juíza eleitoral, considerou citação na inicial da representação, de que a empresa jornalística presta serviços de publicidade à prefeitura de Olímpia, há cerca de três anos.

Segundo comentava-se no final da manhã desta sexta-feira, dia 26, na rádio Menina AM, onde o radialista Silvio Roberto Bibi Mathias Netto, pai da proprietária do jornal, o semanário deveria circular neste sábado, com as informações da pesquisa de intenções de votos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas