06 de dezembro | 2020

Governo faz reunião com prefeitos e pede mais rigidez na fiscalização

Compartilhe:

ESTADO PREOCUPADO?
Preocupação maior com os jovens, neste fim
de ano, em relação às festas e eventos.
Polícia Militar também pode ser acionada
pelas equipes locais para garantir a
segurança de fiscais, principalmente
em ações noturnas.

Em reunião virtual com pre­feitos e autoridades municipais de Saúde sobre a situação da Covid-19 no Estado de São Paulo, realizada na terça-feira, 01, o governador João Doria (PS­DB) disse que vai recomendar a todas as pre­feituras para que não sejam autorizadas as festas de fim de ano, como o Ré­vei­llon, seja na capital, litoral ou interior.

Já o secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vi­nho­li também pediu que as Guardas Civis e a Vigilância Sanitária sejam ‘rígidas’ para coibir aglomerações que podem ser as responsáveis pelo aumento dos casos.

Durante o encontro, o governador afirmou que há uma preocupação muito especial, especialmente com os jovens, neste fim de ano, em relação às festas e eventos, sejam entre familiares ou de grupos, como as passagens de ano tradicionalmente organizadas pelos municípios.

FESTEJAR DE

FORMA

CUIDADOSA

“Nós, que sempre festejamos o Natal faremos essa celebração em casa de forma cuidadosa, zelosa sem aglomeração. Não é hora de fazer festa de Ré­vei­llon, festa entre amigos, nem mesmo festa em família”, afirmou o governador, que disse que os encontros podem ser deixados para depois da imunização.

Doria também ressaltou que a Vigilância Sanitária de cada município que deverá orientar “para que vidas sejam preservadas”. “Não há economia sem vidas. Não há existência sem saúde”, destacou o governador, que pediu­ re­si­liên­cia, paciência e resistência ao longo dos próximos meses.

AMPLIAÇÃO

DOS TESTES

Ainda na reunião, que tam­bém contou com a participação do vice-governador Ro­drigo Garcia e dos secretários de Estado Jean Gorin­ch­te­yn (Saúde), Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional), Patricia Ellen (Desenvolvimento Econômico) e Flavio Amary (Habitação), Do­ria pediu a am­pliação de testagem, ras­trea­­mento de casos confirmados e suspeitos, uso obrigatório de máscaras e fiscalização rigorosa contra aglomerações e festas clandestinas. 

O Secretário de Saúde explicou aos prefeitos que a ampliação das taxas de testagem é uma arma para monitoramento e controle da pandemia. Diagnósticos positivos precisam ser acompanhados de ras­trea­mento das pessoas que tiveram contato com o paciente, mesmo que estejam assintomáticas.

“Temos que testar os pacientes que têm pouco sintomas, como dor de garganta, nariz entupido e febre. E todas as pessoas que estiverem no entorno, os contactantes também devem ser monito­ra­dos do ponto de vista clínico e, se necessário, a testagem. Testar de forma precoce e isolar os pacientes é controlar a disseminação do vírus na nossa população”, disse Gorinchteyn.

SECRETÁRIO

PEDE RIGIDEZ À

GUARDA

Durante a videocon­fe­rên­cia, o secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi também pediu que as Guardas Civis e a Vigilância Sanitária dos municípios sejam rígidos para coibir aglomerações em ambientes públicos e privados.

A solicitação foi reforçada pelo vice-governador, Rodrigo Garcia, uma vez que eventos irregulares e desrespeito às normas de distan­cia­men­to social podem ter facilitado a rea­ce­leração do contágio entre jovens e adul­tos. “Temos que ter um estado de atenção, e não de alarmismo. O combate à pan­demia está nas nossas mã­­os e nas da sociedade. Quero agradecer a prefeitas e prefeitos por este esforço”, acres­centou Rodrigo. “Essa reunião é fundamental para apresentarmos ações de controle da pandemia em todo o estado para continuar avançando na retomada de atividades, mas preservando vidas”, declarou Vinholi. 

O Governo de São Paulo vai garantir apoio da Vigilância Sa­nitária Estadual a ações municipais e aumento de operações na Grande São Paulo, interior e litoral. A Polícia Militar também pode ser acionada pelas equipes locais para garantir a segurança de fiscais, principalmente em ações noturnas.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas