26 de julho | 2010

Geninho quer tirar esculturas de artista italiano da praça

Compartilhe:
 
Como parte da reforma que está sendo conduzido pela prefeitura, o prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho, pretende retirar e encaminhar a outro local da cidade as esculturas do artista plástico italiano, Antônio Masini, colocadas há sete anos, na Praça Rui Barbosa, como parte das comemorações do centenário de Olímpia.


De acordo com o que está sendo divulgado pela imprensa local, o prefeito Geninho está alegando que atenderá a um apelo, que seria popular, para retirar as esculturas implantadas no canteiro central da praça.


No entanto, ainda não há definição para onde levará as três estátuas gigantes, confeccionadas em ferro, que representam, segundo o próprio autor da obra, homens e mulheres que construíram Olímpia. Inicialmente, comenta-se que devem ser transferidas para o Recinto de Exposições e Atividades Folclóricas Professor José Sant’ anna, zona sudeste da cidade. “É um pedido da população de Olímpia”, justifica o prefeito.


Porém, o “pedido da população de Olímpia” não é, segundo as palavras do prefeito, por cuidado com a arte, mas, sim, porque “o monumento desagrada a grande maioria”.


Mas, segundo o secretário municipal de Obras e Serviços, Gilberto Tonelli Cunha, ainda não há posição formada sobre a questão, mesmo porque a obra de reforma da praça ainda nem foi licitada.

Cunha explicou que no momento adequado se reunirá com o prefeito, com o secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Humberto José Puttini, e a coordenadora dos Festivais do Folclore, Maria Aparecida de Araújo, Cidinha Manzoli, para tratar do assunto.

No entanto, a saída da praça parece ser o destino das esculturas. “Cerca de 99% da população pediu para tirar”, diz o prefeito. Porém, não informa como surgiu este índice percentual.


“A obra tem sua importância, mas não podemos e não temos dinheiro para substituir. Vamos mandar para lá (recinto) e deixar em local espaçoso”, reforçou.


O monumento, que é composto de três figuras gigantes colocadas em forma circular sobre uma base, construídas do dorso para baixo, sem as cabeças, é criação do artista plástico italiano, Antonio Masini, em homenagem aos 100 anos de Olímpia, comemorados em março de 2003.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas